Dor na nuca: causas e 7 exercícios super eficazes


Estima-se que duas em cada três pessoas sofrerão com dor na nuca ao menos uma vez durante a vida. Em casos agudos, a dor pode ser incapacitante para a realização de atividades simples e corriqueiras. Veremos que, apesar do incômodo gerado pela dor na nuca, é possível a realização de exercícios simples para aliviá-la efetivamente.

Causas da dor na nuca

Embora existam diversas teorias a respeito da dor na nuca, não existe um consenso geral a respeito das suas causas. Sabe-se que quadros como o estresse ou trauma muscular podem recorrentemente ocasionar dores na nuca, mesmo que não sejam os únicos desencadeadores. Dentre as causas mais comuns estão:

Permanecer prolongadamente na mesma posição, como o uso excessivo de computadores e celulares

  • Estresse
  • Dormir de mau jeito
  • Irritação e preocupação
  • Lesão muscular

Leia mais: JOVENS E CRIANÇAS COM “PESCOÇO DE SMS’: CULPA DO SMARTPHONE

Dentre os tipos mais comuns de dor na nuca estão:

  • Dor na nuca por torção ou pressão, muito frequente em acidentes de trânsito com automóveis
  • Dor na nunca inespecífica que se ocorre sem aparentar uma causa aparente
  • Torcicolo ou dor aguda na nuca, muitas vezes sem causa pontual, podendo ser oriunda de noites mal dormidas, estresse ou lesão muscular

4 exercícios super eficazes para dor na nuca

Em termos gerais, a dor na nunca não representa grandes perigos para o organismo como um todo. Normalmente, quando não passa no mesmo dia (nos casos mais simples), tende a desaparecer naturalmente durante os dias, não sendo comum que dure mais de uma semana. De qualquer maneira, a permanência da dor na nuca pode ser insuportável dependendo do caso. Quanto mais aguda, mais difícil de realizar qualquer atividade.

A primeira observação que devemos ter sempre em mente é de tentar realizar as atividades normalmente, embora pareça difícil. Movimentar o corpo, os músculos e, principalmente o pescoço, será essencial para que a estrutura muscular comece a se recuperar.

Nos 4 exercícios a seguir, é necessário estar sentado em uma cadeira com a coluna ereta e os pés retos plenamente encostados sobre o chão. As coxas devem ficar em um ângulo de 90° em relação à coluna. Estando na posição correta, podemos começar:

Exercício 1

Estando na posição correta, abaixe o pescoço para frente suavemente na direção do peito, aproximando o máximo quanto possível o queixo do peito. Assim que o queixo se aproximar do peito, retorne a cabeça vagarosamente para a posição inicial. Repita o exercício por, pelo menos, mais 10 vezes. Este exercício trabalhará o movimento geral muscular do pescoço.

 

Exercício 2

Este exercício trabalhará a flexibilidade do pescoço. Olhando para frente, mova a cabeça em direção ao ombro direito o mais próximo que puder de forma suave. Em seguida, retorne para a posição inicial e mova para o lado esquerdo. Repita pelo menos 10 vezes de cada lado.

 

Exercício 3

Ainda trabalhando a flexibilidade, neste exercício viramos a cabeça para o lado direito o máximo que pudermos (lembrando sempre de não mover o corpo). Em seguida, voltamos suavemente para a posição inicial e, olhando então para o lado esquerdo, virando o pescoço lentamente. Assim como os anteriores, deve ser feito pelo menos 10 vezes para cada lado.

 

Exercício 4

Na posição orientada no vídeo, sem mover o pescoço, mova o queixo para trás sem mover a cabeça, como se estivesse comprimindo-o. Em seguida, mova-o para a posição natural da face. Repita os movimentos lentamente 10 vezes.

 

3 exercícios para alongar e relaxar a musculatura do pescoço

O ortopedista Dr.Diego Cabrejos explica no vídeo abaixo como alongar e relaxar os músculos do pescoço, com exercícios simples e fáceis de fazer em casa.

Orientações gerais sobre dor na nuca

Embora tenhamos visto que a dor na nunca não representa perigo e pode ser facilmente tratada em casa com 4 exercícios super eficazes, é sempre importante procurar pela opinião de um médico ou profissional de saúde a fim de obter orientações adequadas para teu quadro, caso julgue necessário.

Especialmente indicado para você:

COMO CORRIGIR A POSTURA: DICAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

DOR NA CERVICAL: SINTOMAS E CAUSAS COMUNS

DOR NAS COSTAS: 12 MITOS QUE DIFICULTAM A CURA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Este artigo possui 2 comentários

  1. Maria rosa Simão Silva
    Publicado em 09/07/2023 às 3:42 am [+]

    Gostaria de ter mais detalhes sobre como fazer os exercícios em casa


  2. Daia Florios
    Publicado em 12/07/2023 às 8:21 pm [+]

    Oi Maria Rosa, colocamos mais um vídeo, só que em português. Nos primeiros videos, mesmo sendo em inglês, colocamos uma breve descrição. Fazer os exercícios em casa é simples. Faça de frente para o celular ou do computador e siga as instruções ou os movimentos dos vídeos. Os exercícios são basicamente de relaxamento muscular. Faça bem devagar, sentindo o próprio corpo e percebendo onde dói mais. Não force. Vá no seu limite. Os exercícios praticamente envolvem toda a musculatura do pescoço e provavelmente te ajudarão a relaxar e soltar, aliviando a dor. Se a dor persistir por mais de uma semana, procure um ortopedista.Um abraço!


Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...