Como melhorar o humor através da postura


Não é novidade para ninguém que uma postura corporal inadequada pode trazer os mais variados tipos de dor, especialmente nas costas. Mas, uma pesquisa recente da San Francisco State University mostrou que, além das tão desagradáveis dores na coluna, a postura pode também afetar o humor, trazendo mazelas para todas as áreas da vida. Veremos como melhorar a postura e, consequentemente, o humor.

A postura inadequada pode causar pensamentos depressivos

Segundo Erik Peper, professor de saúde da Universidade do Estado de São Francisco (SF State University) “costumamos pensar que a relação do corpo com o organismo é apenas de uma via, mas, na verdade, é uma relação de duas vias”, frisando que a postura também é capaz de afetar todo o funcionamento do organismo.

“O que estamos tentando dizer é que se você começar a integrar mais movimentos corporais no seu cotidiano, os seus níveis de energia também subirão, assim como a qualidade de vida (e o humor)” complementa Peper, “você pode convencer seu corpo a ter mais energia“.

O Estudo

A pesquisa contou com a participação de 110 alunos que tiveram duas instruções distintas: primeiramente, deveriam caminhar encolhidos pelo corredor da escola, em seguida deveriam passar pelo mesmo corredor pulando. Após terem cumprido as etapas, os estudantes foram questionados a respeito de seus níveis de energia e motivação. De acordo com a pesquisa, todos que caminharam encolhidos alegaram ter sentido os níveis de energia diminuídos, enquanto pular trouxe a sensação de aumento de energia de acordo com os relatos.

Além disso, os estudantes também responderam questionários a respeito do nível geral de depressão ou depressividade. Os estudantes que enfrentavam pensamentos depressivos frequentemente relataram níveis de energia muito menores após caminharem encolhidos do que aqueles que não costumavam ter pensamentos depressivos. “O que demonstramos é que nesta epidemia de depressão, há intervenções simples que você pode fazer para ajudar a si mesmo“, diz Erik.

corrigir postura

Como melhorar o humor com a postura

A pesquisa da SF State University mostra que há relação direta entre a postura e a qualidade do humor. Para Ken Baldwin, diretor executivo do Instituto Nacional de Postura americano, a teoria é correta e complementa propondo algumas dicas para melhorar a postura:

Sentado ou de pé

Estando em qualquer uma das posições, certifique-se de estar o mais alto possível. Se estiver sentado, evite ao máximo cruzar as pernas e certifique-se de que os pés estejam sempre tocando o chão. O corpo deve apresentar ângulos de 90° das pernas em relação ao tronco.

Altura do peito

A altura do peito deve ser elevada para que os ombros não fiquem caídos, devendo ficar nivelados com o quadril de maneira a formar também um ângulo de 90°.

Omoplatas

Puxe as omoplatas para trás, de forma que os ombros fiquem retos e o peitoral alinhado. Não é necessário puxar demais de tal maneira que deforme a postura, mas apenas o suficiente para que haja alinhamento.

Abdômen contraído

Para referência, o umbigo ou o abdômen pode ser contraído em direção à coluna para ajudar a manter a posição.

Altura dos equipamentos de trabalho

Caso trabalhe sentado(a), certifique-se de que o monitor esteja na altura dos olhos. Não deve estar acima, nem abaixo. Trace uma linha horizontal visual em direção ao topo do monitor, esta linha deve ser reta.

Segundo Baldwin, devemos verificar se estamos na posição correta a cada 30 minutos. Isso garantirá que possamos obter todos os benefícios, inclusive a melhora do humor em pouco tempo.

Orientações gerais sobre a postura

Por facilidade ou mero desleixo, muitas vezes deixamos de lado este assunto tão importante que é a postura adequada. É necessário que estejamos sempre policiando nossa postura, tanto para a melhora do humor quanto para evitar futuros inconvenientes musculares ou ósseos. Além disso, é sempre recomendado buscar por orientação de um médico ou profissional de saúde para maiores informações a respeito de uma postura adequada.

Especialmente indicado para você:

COMO CORRIGIR A POSTURA: DICAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

DOR NA CERVICAL: SINTOMAS E CAUSAS COMUNS

DOR NAS COSTAS: 12 MITOS QUE DIFICULTAM A CURA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...