Açúcar pode agir no antienvelhecimento da pele

 açúcar antienvelhecimento

Embora muito já tenhamos ouvido falar a respeito dos malefícios do açúcar, uma nova revelação pode retirar o açúcar do patamar de vilão no maniqueísmo das dietas: o açúcar, ao contrário do que se pensava, tem propriedades antienvelhecimento, e o melhor disso é que podemos utilizar o açúcar que temos em casa para obtermos resultados impressionantes, alega Anna Pursglove, autora de The Nature Of Beauty (ou “A natureza da beleza” em tradução livre).

Segundo Pursglove, seu livro não entra como uma contraposição a tudo o que já se sabe sobre o açúcar, mas sim como uma alternativa ao uso do açúcar. Para a autora, não há dúvidas que de o consumo de açúcar possa sim ser responsável por envelhecimento, mas isso acontece justamente quando o ingerimos.

Segundo o livro, quando ingerimos açúcar estamos promovendo um processo natural em nosso organismo chamado glicação. Esse processo acontece quando a molécula de glicose se une com uma molécula de proteína, destruindo compostos essenciais para uma pele saudável como o colágeno e a elastina. Além disso, a ingestão de açúcar está amplamente relacionada a diversas outras mazelas como a obesidade, podendo levar a problemas cardiovasculares.

A proposta é um uso diferente do açúcar

Para que não corramos os riscos oriundos do açúcar (principalmente para a pele) a autora recomenda que seu uso seja diferente daquele que estamos habituados. Afinal, em termos práticos, o açúcar é normalmente utilizado no preparo de alimentos (sobremesas, bolos, doces e etc.). Para Anna, o açúcar não deve ser ingerido, mas sim aplicado sobre a pele.

Anna Pursglove propõe que a aplicação do açúcar sobre a pele trará benefícios que a ingestão é incapaz de processar. Anna relata que o açúcar, quando aplicado sobre a pele, exercerá importantes funções hidrantes, atraindo umidade nas células (assim como as máscaras de mel que já conhecemos). Além disso, Anna também diz que o açúcar é uma ótima fonte natural de ácido glicólico, essencial para melhorar a textura da pele como um todo, dando aspecto de jovialidade.

acucar mascavo

Como usar o açúcar na pele

O livro explica como o açúcar pode ser aplicado sobre pele que possamos obter seus benefícios. O adequado, segundo a autora, é que o açúcar não seja refinado, portanto no Brasil utilizaremos preferencialmente o açúcar cristal escuro (demerara). Com o açúcar em mãos, nós o moemos em um liquidificador ou processador de alimentos (cerca de 100 g de açúcar é o suficiente e ainda sobrará). Em seguida, com o açúcar moído ou processado em casa, adicionamos 1 colher de chá de azeite de oliva e 1 colher de chá de mel.

O composto é então aplicado sobre o rosto, sempre massageando gentilmente. Deixamos agir por pelo menos 20 minutos e depois lavamos com água morna (ou temperatura ambiente) sem deixar resquícios.

O processo pode ser repetido diariamente. Os resultados serão incríveis, garante a autora.

Além do açúcar, a autora também cita outros alimentos que ajudam no efeito antienvelhecimento da pele:

Kombucha

Um probiótico que estimulará o crescimento de boas bactérias no organismo. No máximo 100 ml de probiótico natural por dia.

Mamão Papaya

Riquíssimo em ácido ascórbico que lutará contra os radicais livres que causam envelhecimento, o mamão papaya também exerce papel fundamental antienvelhecimento. Deve ser consumido ao menos ½ mamão grande por dia, de preferência pela manhã.

Vitamina P

A vitamina P é basicamente o que chamamos de flavonoides. Pode ser obtida de quase qualquer legume ou fruta (maçã, uva, açaí, cacau, etc.). Recomenda-se sua ingestão diária.

Óleo de argan

Por ter altas quantidades de vitamina E, o óleo de argan é componente fundamental nas defesas da estrutura da pele. O óleo pode ser usado como substituto do azeite no preparo de alimentos (sem ser aquecido) ou mesmo para ser aplicado diretamente sobre a pele. Consumo indicado de no máximo uma colher de sopa por dia.

Além disso, o livro também recomenda a ingestão de alguns tipos de algas (como a azul-esverdeada, encontrada em extratos de spirulina ou de wakame).

Orientações gerais

É importante ter em mente que cada organismo funciona de uma forma diferente em contato com determinadas substâncias (como o açúcar). Portanto, cabe o bom senso de antes de iniciar qualquer tratamento com açúcar procurar por aconselhamento de um médico ou profissional de saúde para uma orientação mais precisa.

Especialmente indicado para você:

seta50 GR DE AÇÚCAR POR DIA: O LIMITE QUE NÃO DEVE SER ULTRAPASSADO, SEGUNDO A OMS

setaUM ANO SEM AÇÚCAR: A AVENTURA DE EVA SCHAUD E SUA FAMÍLIA

setaO QUE ACONTECE SE PASSARMOS UM MÊS SEM INGERIR AÇÚCAR E ÁLCOOL?