Queda de cabelo: o que comer para ter cabelos saudáveis

Perda de cabelo

A queda de cabelo é uma situação que pode causar desespero tanto em mulheres quanto em homens. Muito normalmente, quando os fios começam a cair, podemos entender como um sinal de que o organismo precisa de nutrientes essenciais para cessar este quadro.

Por que há queda de cabelo?

Em termos práticos, é comum que nossos cabelos caiam para que haja a renovação de fios. Normalmente, um adulto saudável perderá cerca de 100 fios de cabelos por dia, situação então considerada normal.

Quando há queda excessiva de fios de cabelo, é necessário então analisar as causas. A causa mais comum é a calvície hereditária, pode atingir homens e mulheres e necessita de orientação de um médico. Quando a causa hereditária é descartada, então diversos outros motivos podem ser responsáveis pela queda de cabelo, como estresse, má alimentação, hábitos inadequados ou danosos e etc.

O que comer para ter cabelos saudáveis

Assim como qualquer outra parte do corpo, a saúde dos cabelos dependerá exclusivamente do que ingerimos. Uma alimentação saudável e balanceada pode ser o suficiente para restaurar a saúde dos cabelos e ainda trazer um aspecto sedoso e brilhante. Essencialmente, para que os cabelos cresçam saudáveis devemos consumir as seguintes propriedades:

Ferro para os cabelos

O ferro é um mineral essencial para a saúde do organismo como um todo. A falta deste mineral é uma das responsáveis pela queda de cabelos, pois o corpo será incapaz de prover nutrientes para o folículo capilar. Para obter este mineral, é aconselhado o consumo de feijão-carioca, feijão-preto, lentilhas, couve, brócolis e outros vegetais de folhas verdes.

Proteínas fortalecem os cabelos

Assim, como o ferro, as proteínas não são importantes apenas para o cabelo, mas para todo o corpo. Um organismo sem proteínas resultará em cabelos quebradiços, secos e frágeis. A proteína que faz bem para os cabelos pode ser obtida de legumes e nozes.

Ômega-3 para a saúde dos cabelos

Fundamental para manter os cabelos hidratados e naturalmente revigorados, o ácido graxo ômega-3 pode ser consumido para uma boa hidratação. É facilmente encontrado em nozes, abacate e também sementes de abóbora.

cabelos

Vitamina C faz bem para os cabelos

A vitamina C terá um papel essencial no organismo ao auxiliar na absorção de ferro. Além disso, também é antioxidante, favorecendo igualmente a saúde da pele. A vitamina C pode ser facilmente obtida através do consumo de laranjas, kiwi, mamão, goiaba, morangos, limão e etc.

Vitamina E, zinco e selênio evita queda de cabelo

A vitamina E, o zinco e o selênio podem favorecer toda a estrutura capilar, protegendo e evitando a queda dos fios. Estas propriedades podem ser obtidas sem dificuldades através do consumo de nozes.

Vitamina A para óleo natural dos cabelos

A vitamina A desempenha um importante papel no desencadeamento da produção de oleosidade natural para os cabelos. A oleosidade é necessária para manter a saúde do couro cabeludo e evitar a queda dos cabelos. Esta vitamina pode ser obtida consumindo vegetais de cor amarela/laranja que possuam betacaroteno, tais como a cenoura, batata-doce, manga e abóbora.

Assim, podemos listar que a queda de cabelo pode ser evitada se tivermos uma dieta balanceada com os seguintes nutrientes:

• Vitamina A
• Vitamina C
• Vitamina E
• Ômega-3
• Proteínas
• Ferro

Além disso, também é possível melhorar a saúde estética de cor dos cabelos através do consumo do cogumelo Shiitake. Meia xícara destes cogumelos cozidos é o suficiente para garantir os níveis necessários de cobre no organismo, garantindo a manutenção da cor vívida e renovada dos fios de cabelos.

Orientações gerais sobre queda de cabelo

É natural que em um momento ou outro percebamos a queda de cabelos de forma a nos colocarmos em alerta. É importante que este alerta sirva como estopim motivador para uma visita ao médico ou a um profissional de saúde para maiores orientações a respeito de uma dieta adequada para a saúde dos fios, evitando assim a queda de cabelos.

Especialmente indicado para você:

setaCOMO FAZER O CABELO CRESCER RÁPIDO: DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

setaCABELOS: 6 ALTERNATIVAS NATURAIS PARA O XAMPU

setaCABELO CRESPO: 10 CONSELHOS E SOLUÇÕES NATURAIS