Desintoxicar é fundamental! Basta uma dieta de fim de semana


Técnicas de desintoxicação são muito importantes para a nossa saúde e bem-estar. Quem sabe esta dieta, para o final de semana, será boa para você, não?

Para tratar de problemas como fadiga, náuseas, enjoos, tontura, prisão de ventre e muitos outros, você precisa privilegiar a desintoxicação do seu organismo. Veja aqui, um dos primeiros sintomas de intoxicação do nosso organismo é a formação de muco e catarro então, essa é uma dieta básica que pode ser usada se você estiver com dificuldades para que que seu corpo, sozinho, consiga limpar os mucos que a nossa alimentação, o estresse e algumas outras condições, produzem nos nossos órgãos.

Órgãos envolvidos na desintoxicação

No processo de desintoxicação é preciso ter atenção especial aos três órgãos principais que nela estão envolvidos: os rins, o cólon e o fígado.

círculo verde Os rins filtram o sangue eliminando as toxinas acumuladas através da urina.

círculo verde É através do cólon, parte final do intestino, que saem as toxinas aglutinadas no bolo fecal.

círculo verde E o fígado é o órgão que defende seu organismo contra a invasão de toxinas, impedindo que estas passem para a corrente sanguínea.

Se esses três órgãos estiverem funcionando adequadamente, de forma equilibrada, você terá muito mais chances de estar saudável.

Mas, para que todo esse sistema funcione bem, é preciso que você consuma os nutrientes adequados.

A dieta desintoxicante das 48 h (um final de semana)

Esta técnica, para ser feita em um final de semana (48 h) vai te ajudar a promover a limpeza básica necessária.

Café da manhã

No café da manhã – comece o dia com quinoa, que é rica em proteínas, fósforo e fibras. Junte ameixas secas, que são ricas em fibras e açúcares e vão ajudar a limpeza do cólon. Estes dois alimentos funcionarão como um laxante suave.

Ingredientes

meia xícara de quinoa em flocos ou cozida

1/3 xícara de ameixas picadas,

1 colher (chá) de gengibre ralado

1 colher (sopa) de linhaça

1 xícara de água

1 pitada de canela

1/4 xícara de leite de arroz ou de outro vegetal (como gergelim ou girassol; mas soja NÃO!)

Modo de preparo

Numa panela pequena coloque a água, a quinoa, a canela e o gengibre ralado e deixe ferver. Diminua o fogo, tampe a panela e cozinhe por mais 10 minutos. Junte as ameixas e o leite de arroz, de gergelim ou girassol. Cozinhe mais 5 minutos com a panela tampada. Junte a linhaça bem triturada (triturar na hora é melhor). Misture bem e coma quentinho, ou frio, como preferir.

Lanche

Faça lanches durante o dia com: fatias de pepino, aipo e rabanetes ou quaisquer outro legumes frescos. Tempere, se quiser, com azeite, suco de limão, sal e pimenta.

Se preferir, faça os lanches com algum suco detox, por exemplo, de limão, abacaxi e romã.

Receita do suco detox

Ingredientes e modo de preparo

Você vai usar 1 limão, 3/4 xícara de suco de abacaxi puro

1 copo de suco de romã ou de melancia (os sucos não podem ter açúcar ou conservantes)

3 xícaras de água. Misture tudo e beba em quatro porções, ao longo do dia.

Outra opção de suco detox é com abacaxi, gengibre e couve. Junte meia xícara de abacaxi cortado (com miolo), 2 cm de gengibre, 2 folhas de couve (sem os talos), meio limão espremido, meia xícara de folhas de hortelã e 1 copo de água. Bata tudo no liquidificador e beba, sem coar (assim você aproveita as fibras também).

Leia mais aqui sobre as frutas que promovem a desintoxicação

Almoço

Escolha um cardápio nutritivo e rico em fibras: 1 maçã, 1 copo de mamão maduro, picado, 1 banana, 1 colher (sopa) de aveia, 1 colher (sopa) de sementes de linhaça ou de chia, 1/2 xícara de gelo (opcional), 1/2 xícara de leite de amêndoas sem açúcar. Bata tudo junto no liquidificador até obter uma massa homogênea.

Jantar

Uma sopa de legumes será um bom jantar: use 1 repolho picado, 2 litros de água, 2 colheres (sopa) de páprica em pó, 1 folha de acelga ou de couve, 2 cebolas cortadas, 1 colher (chá) de cominho, 2 talos de aipo picados, sal a gosto, pimenta-do-reino, meia xícara de salsa picada, 4 dentes de alho grandes picados, orégano a gosto.

Para preparar a sopa junte todos os ingredientes, menos a salsinha, em uma panela e ponha para ferver. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais uma hora. No final, bata a sopa com o mixer, se preferir a consistência de creme. Acrescente a salsinha picada antes de servir.

Se não quiser tomar uma sopa, coma repolho, uma bela salada feita com tomate, cebola e mais o que gostar. O repolho é um excelente depurativo dos rins e do fígado.

Tome água pura durante o dia, nos intervalos das refeições e, uma xícara de chá de dente-de-leão, à noite, antes de dormir. O dente-de-leão vai ajudar o fígado a eliminar, mais facilmente, as toxinas.

Leia mais: CHÁS DETOX: QUAIS ERVAS USAR PARA LIMPAR E DESINTOXICAR O CORPO

Não coma nada depois das 19 h.

Você poderá usar o cloreto de magnésio, o sal amargo ou o leite de magnésio nesse dia, para obter uma ajuda laxante extra.

Essa dieta pode ser repetida todos os meses.

Especialmente indicado para você:

SUCOS CENTRIFUGADOS: 10 RECEITAS PARA DESINTOXICAR E EMAGRECER

PURIFICAR O FÍGADO: 10 REMÉDIOS NATURAIS

COMO SE DESINTOXICAR DE METAIS PESADOS COM ALIMENTAÇÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...