Um componente natural que reduz os sinais do envelhecimento

sinais do envelhecimento

Não é de hoje que o ser humano vive em busca de um elixir da juventude. Embora a ciência venha avançado em técnicas medicinais para garantir qualidade de vida com o avançar da idade e a indústria de cosméticos invista em produtos que prometem acabar com os sinais de envelhecimento, é inegável que a idade chega para todos e seus sinais tornam-se visíveis.

Mas um composto natural encontrado em alguns alimentos, como brócolis, repolho, pepino, edamame (vagem de soja verde) e abacate, pode ser o tão desejado elixir da juventude. O composto, conhecido como nicotinamida mononucleotídeo (NMN), é uma substância capaz de reduzir os sinais de envelhecimento, dentre eles o ganho de peso, a perda da sensibilidade à insulina e o declínio na atividade física, segundo informa o Extra.

O experimento, feito com camundongos, foi realizado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade Washington (EUA). Os animais receberam uma dieta suplementar com o composto, que, aparentemente, compensou a redução da capacidade do organismo em gerar e usar energia, comum com o passar dos anos. 

Shin-ichiro Imai, pesquisador e autor do artigo sobre o experimento, que foi publicado na revista científica “Cell Metabolism”, diz que: "Mostramos uma maneira de frear o declínio fisiológico que vemos no envelhecimento dos camundongos. Isto significa que camundongos mais velhos têm o metabolismo e os níveis de energia de camundongos mais jovens. E como as células humanas se baseiam no mesmo processo de geração de energia, estamos esperançosos em traduzir num método que ajude as pessoas a permanecerem saudáveis à medida que envelhecem", comemora.

Os pesquisadores observaram os efeitos benéficos da suplementação com o NMN, tais como: melhor desempenho dos músculos esqueléticos, do funcionamento do fígado, na densidade dos ossos e para atividades físicas. Os camundongos apresentaram melhor funcionamento das mitocôndrias, as células responsáveis por gerar energia, além de terem ganhado menos peso com a idade, mesmo com o maior consumo de ração.  A boa notícia é que esses benefícios foram apresentados pelos animais mais velhos. Os mais jovens, quando receberam a suplementação de NMN, não se mostraram mais saudáveis, porque, provavelmente, eles já produzem o composto.

E as boas notícias não param por aí. A pesquisa também observou que o NMN não elevou as taxas de desenvolvimento de câncer entre os animais, uma preocupação dos investigadores.

Não existe NMN disponível para ser consumido, a não ser o encontrado em alimentos. Então, aproveite todos os benefícios já conhecidos do brócolis, repolho e pepino, além do NMN, que parece ser o tão esperado elixir da juventude.

Especialmente indicado para você:

PREVENIR O CÂNCER DE MAMA COM BRÓCOLIS E BROTOS DE BRÓCOLIS

PEPINO: USO CURATIVO, PROPRIEDADES, BENEFÍCIOS