Intestino preso? Conheça LAXANTES NATURAIS e eficazes

laxantes naturais

A constipação, popularmente conhecida como intestino preso, é uma situação desagradável que pode gerar os mais variados incômodos. Além de ser capaz de alterar o humor, causa dores insuportáveis e limita também a vontade de convívio social. Embora haja diversos medicamentos nas farmácias que sejam capazes de aliviar o intestino preso, em sua maioria causam efeito colateral.

Laxantes naturais para aliviar o intestino preso

inúmeros laxantes naturais disponíveis para que possamos fazer bom uso na hora de resolver o problema de intestino preso. São ervas e plantas, ou seja, benefícios oriundos da natureza que dificilmente trazem efeitos colaterais para o nosso organismo.

Veremos que as ervas podem atuar em três diferentes níveis como laxante. Algumas ervas são consideradas laxantes fortes, recomendadas para casos mais graves de constipação. Outras são moderadas, para casos que ainda não se agravaram. Por último, as ervas com eficácia leve, recomendadas para casos isolados de constipação que não sejam muito recorrentes.

Dentre as ervas fortes que são laxantes naturais podemos citar:

• Aloe vera
• Cáscara-sagrada
• Espinheiro (Rhamnus cathartica)
• Sene (Cassia angustifolia)

Já as ervas moderadas e leves são:

• Raíz de dente-de-leão
• Sementes de linho
• Alcaçuz
• Labaça (Rumex crispus)

Normalmente, faz-se uma mistura de um pouco de ervas fortes com as ervas moderadas ou leve para eliminar a constipação. Veremos adiante como podemos preparar o laxante natural para aliviar o intestino preso.

Como preparar um laxante natural

 intestino

Para que o laxante natural tenha efeito positivo na eliminação do quadro de intestino preso, recomendamos algumas das seguintes técnicas:

Folha de oliva para aliviar a constipação

A folha de oliva possui efeito poderoso no alívio da constipação. Pode ser utilizada no preparo de um chá que é feito com a infusão de um punhado de folhas (cerca de 4 folhas) em uma xícara de 200ml de água fervente. Tome uma vez ao dia.

Cominho-preto na resolução do intestino preso

Cominho-preto (Nigella sativa) são sementes atreladas à história da humanidade. São ricas em nutrientes e possuem altas quantidades de fibras, portanto auxiliam na reelaboração do funcionamento do intestino. Recomenda-se tomar 1 colher de chá de óleo de cominho-preto pelo menos 3 vezes ao dia durante 3 semanas. Após este período, diminuir para duas colheres por dia durante duas semanas, depois uma colher por dia durante uma semana.

Chá de hortelã para soltar o intestino

Uma forma rápida, prática e natural de soltar o intestino preso é preparando um chá de hortelã. Isso é dito pois a hortelã é capaz de melhorar a produção de bílis, substância necessária para o processo de digestão. Faça a infusão de 6 folhas grandes em uma xícara de 200ml de água fervente. Tome duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra alguns minutos após o jantar.

Além disso, todas as ervas listadas neste post permitem o uso através de chás. Atente-se para as ervas que são consideradas fortes e tenha cuidado com elas. Não devem ser tomadas caso algum outro medicamento laxante já esteja em uso. Caso queira preparar seu próprio chá de ervas fortes, moderadas ou leves, faça sempre com apenas 1 medida de erva forte, por exemplo: Um chá de espinheiro (erva forte) deve conter uma parte de espinheiro e duas partes de hortelã.

Recomendações gerais para intestino preso

É importante notar que não se deve optar pela ingestão de chás para constipação de forma totalmente deliberada. É essencial que um médico ou profissional de saúde seja consultado antes de qualquer tratamento caseiro a fim de evitar infortúnios inesperados.

Especialmente indicado para você:

setaCONHEÇA 10 FORMAS DE FAZER O SEU INTESTINO FUNCIONAR MELHOR

setaPRISÃO DE VENTRE: ATÉ QUANTOS DIAS É NORMAL NÃO IR AO BANHEIRO?

setaREMÉDIOS CASEIROS PARA ELIMINAR GASES ESTOMACAIS E INTESTINAIS