Epidemia de sífilis no Brasil: saiba como se proteger

  • atualizado: 
sífilis

Após o susto provocado, ano passado, pelo zika vírus, agora é a vez de a sífilis se tornar uma epidemia no Brasil. O Ministério da Saúde notificou, entre junho de 2010 e 2016, cerca de 230 mil casos novos da doença.

Hoje, a maior preocupação, além de conter a epidemia, é a transmissão de gestantes para bebês, que passou de 3,7 para 11,2 casos a cada mil nascidos vivos, um aumento de 202%, segundo informa o site Terra. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, admitiu que: "Os casos subiram em número significativo. Estamos tratando o problema como epidemia até para que resultados da redução sejam mais expressivos possíveis".

A maior parte dos casos foi diagnosticada na região sudeste em adultos da faixa etária entre 20 e 39 anos (55%). O governo já anunciou que deve aumentar o preço da penicilina, o antibiótico usado para o tratamento da sífilis, como estratégia para incentivar a indústria a farmacêutica a produzir o medicamento, que há cerca de dois anos encontra-se esgotado no mercado. Para dar conta do surto, o governo fez uma compra emergencial.

O que causa a sífilis?

A sífilis é causada por uma bactéria e é transmitida por via sexual ou da gestante infectada para o bebê. Como medida preventiva, é preciso tratar a pessoa infectada e o seu parceiro sexual e as gestantes precisam passar por um tratamento para que o bebê não seja infectado, evitando que ele nasça com problemas como surdez e até mesmo deficiência cognitiva.

Como se prevenir da sífilis?

1. Uso de preservativo durante o ato sexual (essa é a principal forma de prevenção).

2. Se contraída a bactéria, ambos os parceiros devem fazer um tratamento completo como forma de controle, a fim de impedir a cadeia de transmissão.

3. Nos casos de sífilis congênita, é preciso fazer o diagnóstico precoce através de testes em mulheres que queiram ficar grávidas.

4. Em mulheres grávidas, uma rotina de exames pré-natal deve ser feita no primeiro trimestre da gravidez.

Especialmente indicado para você:

SÍFILIS TEM CURA? VEJA AQUI O QUE FAZER (TAMBÉM NA GRAVIDEZ)

OMS ALERTA QUE A GONORREIA E OUTRAS DSTS ESTÃO SE TORNANDO INTRATÁVEIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!