Incontinência urinária: os melhores tratamentos naturais


Mesmo que se fale pouco a respeito, estima-se que ao menos 40% das mulheres com mais de 35 anos de idade sofram de incontinência urinária. Situação muito incômoda e extremamente desagradável, acaba sendo motivo de vergonha pessoal, levando quem sofre com isso a evitar diversas ocasiões a fim de tentar também evitar o infortúnio. Veremos o que é incontinência urinária, suas principais causas e também tratamentos naturais.

O que é incontinência urinária

Há basicamente 4 formas de incontinência urinária, mas independentemente de qual se abata sobre a pessoa, o sofrimento é quase certo.

A incontinência urinária que mais causa desespero e incômodo é a chamada incontinência de urgência. Esta incontinência causa vontade súbita e totalmente repentina de urinar, porém, muitas vezes não há tempo necessário para se chegar ao local adequado para isso, ocasionando normalmente na liberação da urina onde quer que esteja.

Já a incontinência mais comum é aquela ocasionada por esforços físicos onde existe uma forte pressão abdominal e também de outros músculos pélvicos, causando então a liberação da urina. Esta, por ser consequência de esforços, geralmente não é considerada como muito grave, havendo casos onde o paciente ignorará o fato por anos ao ignorar também as práticas de exercícios.

Causas da incontinência urinária

Há diversos fatores que podem ocasionar a incontinência urinária, por isso é importante que um médico analise cada caso individualmente. Muito comumente, percebe-se que as causas mais comuns são:

  • Histerectomia
  • Parto vaginal ou mesmo cesariana
  • Determinados medicamentes, normalmente psiquiátricos ou para controlar a pressão arterial
  • Infecções urinárias
  • Idade avançada
  • Obesidade

Além disso, há também fatores psicológicos que podem causar incontinência urinária. Estes, no entanto, podem ser definidos apenas após extensa avaliação psicológica ou psiquiátrica.

Tratamentos naturais para incontinência

incontinencia-urinaria

Em termos gerais, a incontinência urinária significa que há um desequilíbrio de hábitos em nossa vida, portanto para evitá-la é necessário rever alguns comportamentos:

Consumir fibras, pois ajudará todo o sistema digestório (antigo sistema digestivo) a evitar problemas de intestino, facilitando o processo de micção natural e não forçado

Evitar realizar movimentos bruscos como correr ou pular nos casos de incontinência urinária de esforço:

Não consumir bebidas que poderão aumentar a necessidade de micção, tais como café, alguns chás e bebidas alcóolicas como cervejas, ou outras chamadas diuréticas, que possam aumentar a vontade de urinar.

Eliminar o tabagismo. Além de prejudicar o trato urinário, é responsável por diversas outras doenças extremamente prejudicais

Diminuir ou evitar o consumo de açúcar em caso de diabetes.

Sob a orientação de um médico, perder peso caso esteja acima do recomendado.

Um remédio natural muito conhecido é o chá de erva-doce. A infusão desta planta traz muitos benefícios para a saúde e ajudará o organismo a eliminar diureticamente a urina do corpo. Note que o chá de erva-doce não é o mesmo que beber outras bebidas diuréticas, tais como o café que citamos acima que deve ser evitado. O chá tem diversas propriedades benéficas para a saúde, enquanto o café traz diversos outros elementos que devem ser evitados sob a condição de incontinência, como a cafeína.

Quanto ao chá de erva-doce, aconselha-se a infusão de duas colheres de sopa das sementes em uma xícara de água fervente sem açúcar, uma vez ao dia.

Exercícios pélvicos também podem ser realizados para auxiliar no tratamento de incontinência urinária. Os exercícios consistirão em fortalecer os músculos da região com uma simulação de micção. Neste caso, há diversos especialistas (como o médico especialista) que podem orientar melhor na realização do exercício.

Orientações gerais sobre incontinência urinária

Como vimos, a incontinência é uma situação que causa extremo desconforto, tanto em mulheres quanto em homens. Caso perceba necessário, busque a orientação de um médico que analisara o teu caso em particular para recomendações mais precisas a respeito da incontinência. Não abandone nenhum tratamento vigente sem a orientação de seu médico ou profissional de saúde.

Especialmente indicado para você:

INCONTINÊNCIA URINÁRIA: 10 MILHÕES DE BRASILEIROS SOFREM DESSE MAL

CISTITE: QUAIS ALIMENTOS PREFERIR E QUAIS EVITAR

REMÉDIOS CASEIROS PARA CANDIDÍASE QUE REALMENTE FUNCIONAM




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...