Alergia ao níquel: sintomas, alimentos permitidos e proibidos

Alergia ao níquel

Embora muitos não saibam, há quem tenha alergia a níquel e sofra reações alérgicas quando em contato prolongado com este metal. Sabe-se menos ainda que, além das joias e bijuterias, o níquel pode estar presente em alimentos. Isso, aliás, pode ser a causa das reações alérgicas em muita gente durante toda a vida sem saber que o níquel está vindo da comida.

Sintomas de alergia ao níquel

Segundo a fundação MELISA, ao menos 15% da população de todo o mundo tem alergia ao níquel. Este metal, em geral, é necessário para funções básicas no corpo humano, portanto deve ser consumido em baixas quantidades. Ocorre, porém, que pessoas alérgicas ao níquel ao terem uma longa exposição ou ao ingerirem este metal, podem sofrer reações alérgicas.

Quem sofre com alergia ao níquel apresentará sintomas de inflamação e reações cutâneas após o contato com ele, tais como:

* Coceira e irritação na pele

* Vermelhidão na face e pescoço

* Bolhas nos dedos

* Descamação de áreas próximas às orelhas

* Em casos graves, descamação em outras partes do corpo, tais como mãos, pescoço, tórax etc

Note que as reações alérgicas acontecem não somente quando se ingere alimentos com níquel, mas também em contato prolongado a objetos que tenham níquel em sua composição (ex: relógios, moedas, joias e etc.).

Alimentos permitidos (que não contêm níquel)

Uma dieta saudável não poderá ser restrita unicamente a alimentos que não contenham níquel, mas existem alimentos com baixas quantidades de níquel que normalmente podem ser ingeridos (não sem antes consultar um médico):

* Aspargo

* Vinho tinto

* Milho

* Cúrcuma

* Pimenta

* Batata

* Cebola

* Tomate

* Cenoura

Há também os alimentos completamente sem níquel, podendo ser consumidos livremente por quem tem alergia ao níquel:

* A maioria dos vegetais: berinjela, couve, couve de Bruxelas, couve-flor, pepino, pimentão;

* Produtos oriundos do milho e grãos: farinha de milho, pães de farinha integral, arroz branco, massas;

* Alimentos lacticínios: iogurte, creme, manteiga, queijo.

Note que as versões enlatadas dos alimentos acima devem ser evitadas, pois, além de conter níquel, podem conter uma vasta gama de metais pesados tóxicos para o organismo humano. Outra dica é comer alimentos ricos em outros metais, como o ferro. Isso gerará um retardo de absorção de níquel no organismo.

Alimentos que devem ser evitados (por conterem níquel)

Há uma grande série de alimentos com altos níveis de níquel que devem ser evitados por aqueles que têm alergia a este metal:

* Castanha de Caju

* Alguns vegetais de folhas verdes como a alface

* Soja

* Nozes

* Arroz integral

* Gergelim

* Aveia

* Cacau em pó e chocolate

* Broto de feijão

Feijões e lentilhas

* Atum e sardinha enlatados

É importante perceber que todos os outros alimentos oriundos dos alimentos acima podem também conter altas quantidades de níquel, tais quais as bebidas achocolatadas, sanduíches feitos com pasta de atum enlatado, compostos de granola com aveia e nozes, doces e sorvetes de castanhas e assim por diante.

Observações gerais em relação ao níquel

A alergia ao níquel em escala comum não chega a ser fatal para a saúde. No entanto, caso saiba ter alergia a este material (ou ao menos desconfie), é importante que os alimentos com alta concentração de níquel sejam evitados. Além disso, deve-se procurar um médico ou profissional de saúde para recomendações mais aprofundadas a respeito da dieta ideal para você. Não é recomendado que substitua sua alimentação atual por alimentos que não contenham níquel sem antes consultar um médico.

Especialmente indicado para você:

setaQUAIS SÃO AS MELHORES PANELAS PARA COZINHAR? OS PRÓS E CONTRAS DE TODOS OS MATERIAIS

setaDESCOBERTA UMA NOVA PLANTA "COME-NÍQUEL" QUE ABSORVE METAIS PESADOS ​​DO SOLO

seta10 ALIMENTOS ALCALINOS PARA COMER TODOS OS DIAS