Outubro Rosa 2016: "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?"

  • atualizado: 
outubro-rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização cujo objetivo é alertar as mulheres e a sociedade, em geral, sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Embora as medidas preventivas sejam alertadas às mulheres durante todo o ano, a campanha acontece especialmente no mês de outubro e tem como símbolo um laço cor de rosa, que, mundialmente, simboliza a luta contra o câncer de mama.

O tema da Campanha Outubro Rosa deste ano é "Câncer de mama: vamos falar sobre isso?". Gilberto Amorim, um dos integrantes da diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), explica que a campanha visa a estimular a detecção precoce da doença e conscientizar a população sobre a importância dos exames preventivos. Um dos focos desta campanha é alertar o setor público para facilitar o acesso aos exames, segundo informa a EBC.

A deputada Elcione Barbalho, que é Procuradora da Mulher na Câmara, diz que é importante viabilizar o tratamento da doença, pois o diagnóstico precoce sem uma rede de atendimento não adianta para nada. "Não adianta chamar a atenção para a doença e estar aqui nesse momento se não lutarmos por condições de tratamento. Não adianta detectar o câncer e não ter condições para tratar", alertou a deputada.

O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum no mundo todo. Ele também atinge os homens, mas suas principais vítimas são as mulheres acima de 35 anos.

Prevenção

Conhecer o corpo é a melhor forma de prevenção. Por isso, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que as mulheres se toquem, seja no banho, seja trocando de roupa, para fazerem o autoexame das mamas. Segundo o Inca, deve-se prestar atenção a pequenas alterações mamárias durante o toque.

A cura do câncer de mama está relacionada ao diagnóstico precoce, nos estágios iniciais da doença, quando as lesões são, ainda, pequenas. Por isso é tão importante diagnosticar a doença o quanto antes.

Especialmente indicado para você:

CÂNCER DE MAMA: FATORES DE RISCO, SINTOMAS E O AUTOEXAME

CÂNCER DE MAMA: OS SINTOMAS QUE TODO MUNDO DEVERIA CONHECER

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!