Por qual motivo você sempre acorda no meio da noite no mesmo horário?

medicina-chinese

Há quem demore muito para dormir, ou pior ainda, que só durma à base de remédios. Além disso, situação frequente é a de acordar no meio da noite, sempre no mesmo horário, e por mais que se busque resposta na medicina ocidental, o tratamento quase sempre será eivado dos mais variados tipos de medicamentos. No entanto, a Medicina Tradicional Chinesa têm estudado estes tipos de mazelas há séculos e pode ter uma resposta clara: o relógio biológico.

A Medicina Tradicional Chinesa e o Qi

Antes de compreender o funcionamento do relógio biológico de acordo com a medicina tradicional chinesa, devemos tentar compreender a ideia de Qi. Conceito extremamente avançado, dificilmente definido em poucas palavras, o Qi pode ser entendido como uma energia ou força mística e cósmica que faz parte de todo universo e tudo que nele há.

Tudo o que existe é composto de Qi e depende de seu fluxo ininterrupto. Para que a existência seja plena, o Qi deve se movimentar livremente por tudo que há no universo. Com o nosso corpo é a mesma coisa. Somos feitos de Qi e nossa saúde depende do bom fluxo desta energia por nós e através de nós. Quando esta energia não flui bem, ficamos doentes, temos problemas para dormir e etc.

O que é o relógio biológico na Medicina Tradicional Chinesa

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o corpo possui um relógio biológico formado por meridianos de funcionamento de todo nosso organismo. A cada duas horas, acontecerá um novo fluxo de Qi de acordo com nosso relógio biológico. Isso significa que a cada duas horas um determinado órgão (ou região de nosso corpo) estará favorecido de acordo com o meridiano do relógio biológico em questão naquele momento. Parece complicado, mas essencialmente isso significa que de duas em duas horas devemos prestar atenção em um determinado órgão ou funcionalidade do organismo.

Veja como tirar melhor proveito de cada horário de acordo com a Medicina Tradicional Chinesa:

Entre 23:00 e 01:00 – o órgão favorecido é a vesícula biliar, portanto é o melhor horário para se deitar. Se esta área estiver desequilibrada, pode haver problemas na autoestima e pedras na vesícula

Entre 01:00 e 03:00 – o fígado é favorecido, ideal para estar em sono profundo

Entre 03:00 e 05:00 – o órgão é o pulmão, se desequilibrado virão problemas respiratórios

Entre 05:00 e 07:00 – horário do intestino grosso, normalmente horário de levantar e evacuar

Entre 07:00 e 09:00 – o estômago é favorecido, bom para café da manhã

Entre 09:00 e 11:00 – o baço, bom horário para frutas e alimentos leves

Entre 11:00 e 13:00 – horário do coração, recomenda-se almoçar e tirar uma pestana

Entre 13:00 e 15:00 – bom para intestino delgado, horário de digestão

Entre 15:00 e 17:00 – a bexiga é favorecida, recomenda-se refeições mais líquidas como sopas e caldos

Entre 17:00 e 19:00 – o órgão do horário é o rim, momento de jantar

Entre 19:00 e 21:00 – horário relacionado ao pericárdio, bom para socializar ou relações sexuais (seguras)

Entre 21:00 e 23:00 – tireoide entra em destaque, é um importante horário para descansar antes de dormir

Porquê você acorda sempre no mesmo horário durante a noite

Com a tabela acima, é possível analisar alguns aspectos da interrupção do sono. É importante estar atento ao horário específico que você acorda, pois ele pode representar um bloqueio no órgão de cada meridiano. Assim, caso seu sono seja sempre interrompido entre 23h e 1 da manhã, isso pode significar ressentimentos e problemas na autoestima, assim como descontrole da vesícula biliar.

Portanto, quando determinado órgão está bloqueado ou afetado, devemos nos atentar aos horários em que reconhecemos determinadas mazelas (como o horário que acordamos durante a noite ou de certa indisposição ou mesmo indigestão). Neste caso, a sabedoria oriental consiste em observar, como tudo na vida.

Note que, em casos de extremo desconforto relacionado a problemas no sono, é importante procurar primeiramente um médico convencional ou profissional de saúde, e em seguida, adotar a Medicina Tradicional Chinesa se esta for sua vontade.

Especialmente indicado para você:

setaÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?

setaINSÔNIA? CONHEÇA AQUI ERVAS QUE VÃO TE AJUDAR A DORMIR MELHOR

setaMELATONINA FAZ BEM E NÃO SÓ PARA A INSÔNIA