Cabelo caindo - como melhorar a situação?

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Cabelo cai naturalmente, todos os dias. Está na nossa programação fisiológica que, todos os dias, a gente perca até 100 fios de cabelo. E nota-se que caiu cabelo ao lavar, ao escovar e até, ao passar a mão na cabeça. Um fio que outro, até fazer um chumaço.

Existem momentos da vida em que o nosso cabelo cai mais - nas variações hormonais, depois do parto, nas crises de estresse e ansiedade, no esgotamento físico mas também, na entrada da primavera e do outono,  que é uma forma de renovação.

Mas, também tem algumas doenças que provocam a queda de cabelos - dê uma olhada nessa lista que está bem completa e leia o artigo sobre a alopécia, calvície, que tem de ter tratamento médico.

Bom, cabelo cai em algumas doenças dermatológicas, uso de medicamentos, uso de produtos químicos, em caso de lúpus, sífilis, líquen, sarcoidose, metástases, hipo e hipertiroidismo e deficiências em proteínas e alguns sais minerais.

Se a queda do seu cabelo parece ser muita, mais do que o chumaço de 100 fios ao dia, e você não tiver nenhuma das doenças que mencionei, então o mais provável é que se deva a algum desequilíbrio hormonal, alimentar, nutricional. E você pode se ajudar muito incorporando na sua dieta rotineira alguns alimentos ricos em vitaminas A e B em zinco, ferro e proteínas.

Alimentos contra a queda de cabelos

Alimentos que previnem a queda de cabelo pelo fortalecimento das raízes e bulbos capilares são:

1. gema do ovo, leite e seus derivados e bife de fígado, ricos em vitamina A;
2. cereais, carnes magras e nozes, ricos em vitamina B;
3. ostras, frutos do mar, fígado e gérmen de trigo, ricos em zinco;
4. cenoura, abóbora, rúcula e agrião, ricos em betacaroteno;
5. peixe, queijo, feijão, leite de soja e tofu, ricos em proteínas;
6. uva passas, suco de cereja, feijão, salsa e couve, ricos em ferro.

Ou seja, tenha uma dieta variada rica em frutas, verduras e inclua arroz integral, feijão e lentilhas, ricos em aminoácidos que, quando combinados dão origem a proteínas e formação de colágeno e queratina. Soja, que melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo e reduz a queda dos fios e morte dos bulbos capilares. Leite e derivados, pela sua riqueza em cálcio que fortalece os fios e dá brilho.

Atitudes contra a queda de cabelos

Outras dicas boas que eu, particularmente, uso, são: enxaguar os cabelos com vinagre de maçã diluído (1 X 10, mais ou menos), que funciona como condicionador, limpa de fungos e dá brilho e, lavar com chá de alecrim, que melhora a circulação do couro cabeludo e mantêm escuros os fios castanhos e pretos.

Mas, se você for loira ou castanha claro, lave com chá de camomila, que também é muito bom. Basta uma lavagem dessas uma vez por semana para dar bom resultado.

Agora, fundamental mesmo é você manter os cabelos limpos, escová-los diariamente (para ativar a circulação do couro cabeludo e também, distribuir a oleosidade natural, necessária para a saúde dos fios), usar um xampu adequado ao seu tipo de cabelo e que seja o mais natural possível (você pode usar xampu 1 ou 2 vezes por semana, por exemplo, e se quiser lavar mais vezes pelo calor ou suor, lave só com água), usar condicionador ou óleo de pentear (de argan, óleo de rícino ou outro óleo natural do seu agrado, que não deixe os cabelos pesados), não prender os cabelos molhados, não abusar do elástico e evitar as tinturasalisantes químicos ou outros, que só fazem mal aos fios e à sua saúde.

Tem até quem recomende não lavar os cabelos ou só lavá-los com água pura mas, essa prática, para mim, é demais.

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Fontes: Algumas das dicas alimentares acima são da nutricionista Tatiana Zanin que escreve no Tua Saúde.