COMO CORRIGIR A POSTURA: DICAS E EXERCÍCIOS PRÁTICOS

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Você sente dores na coluna? Então, não deixe de ler este artigo.

Muitas pessoas têm o hábito de curvar as costas e deixar os ombros caídos ao andar, enquanto outras passam horas na frente do computador e vão curvando, sem perceber, as costas. A maioria de nós não tem consciência da nossa postural corporal, o que vai acarretando dores na coluna

Mas não são apenas as dores localizadas nas costas os males provocados pela má postura corporal. A curvatura também atinge o funcionamento dos órgãos, como  fígado, coração e pulmões, pois provoca uma pressão sobre eles.

Este artigo vai ajudar você a melhorar a sua postura e viver melhor. Uma postura correta melhora a saúde e a condição física e, acredite, melhora, também, a autoestima.

Já a má postura provoca problemas musculares, ortopédicos, falta de sono, dores nas costas e pescoço, pernas cansadas, dores de cabeça, rigidez muscular, etc. Em alguns casos, pode causar até deformações na coluna vertebral, impedindo a pessoa de realizar tarefas comuns e cotidianas.

Como corrigir a postura

 

círculo verde 1. Ao sentar-se, mantenha as costas eretas e apoiadas totalmente nas costas da cadeira.

círculo verde 2. Evite cruzar as pernas quando estiver trabalhando no computador. Elas devem ficar com os pés bem apoiados no chão.

círculo verde 3. Se o seu trabalho obriga você a ficar muito tempo sentado, procure mudar de posição ao longo do dia. Levante-se a cada meia hora para caminhar um pouco e esticar as pernas, as costas e os braços. Se possível, faça rápidos exercícios de alongamento no pescoço entre uma pausa e outra. 

círculo verde 4. Ao caminhar mantenha o corpo ereto e relaxado.

 círculo verde5. Para dormir, a posição mais adequada é de barriga para cima, pois o corpo fica alinhado sobre a cama. Mas se você prefere dormir de lado, coloque uma almofada entre as pernas para não prejudicar a postura.

círculo verde 6. As mulheres devem evitar andar de saltos muito altos ou de sapatos rasos. O ideal são sapatos com um salto entre 2 a 5 cm.

Tratamentos para a coluna

Existem exercícios que fortalecem os músculos das costas, responsáveis por reduzir a carga sobre a coluna. Entre as atividades físicas que ajudam na reeducação postural estão o yoga, o pilates, o ballet, o alongamento e a Reeducação Postural Global (RPG).

Esportes de grande impacto, como as artes marciais, devem ser evitados, pois podem agravar o problema. 

Como melhorar a postura?

Existem alguns exercícios que você mesmo pode realizar em casa para ajudar a melhorar a sua postura. 

1. Superman de joelhos

superman de joelhos

Na posição de quatro apoios (joelhos e mãos), coloque a bacia sobre os joelhos e ombros sobre as palmas das mãos. Mantenha a coluna reta e o abdômen contraído.

Eleve o braço direito ao nível do ombro e estique a perna esquerda ao nível da bacia.

Permaneça nesta posição por, no mínimo, 30 segundos. Depois, volte à posição inicial e troque de lado.

2. Flexão e extensão da coluna vertebral

 

flexão extensão coluna vertebral

De joelhos, apoie-se nas palmas das mãos (posição de quatro apoios), procurando alinhá-las com os ombros.

Inspire fundo, deixando a coluna arquear em direção ao chão e rode a cabeça para a frente.

Expire, contraindo o abdômen e enrolando a coluna e o pescoço.

Repita cerca de 10 a 15 vezes.

E lembre-se: se a dor persistir, procure um médico especialista.

Especialmente indicado para você:

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Fonte: vidaativa