15 Remédios Naturais para tratar sua Sinusite


Inflamação e congestionamento dos seios nasais – conhecida como Sinusite – tem várias causas, incluindo alérgenos dentro e fora de casa, bem como alimentos irritantes, como lactose, glúten e aditivos artificiais.

A sinusite deve ser diagnosticada por um médico que possa ajudar a encontrar a sua causa. O problema é que muitas vezes a medicina ocidental trata a sinusite com antibióticos, esteroides, anti-inflamatórios, e em alguns casos, cirurgia.

A maioria dos medicamentos usados contra sinusite além de não atacarem o mal pela raiz, ou seja, não combatem a causa mas apenas aliviam os sintomas, podem apresentar riscos à saúde.

Veja abaixo alguns métodos naturais que não apresentam riscos e que podem ajudar a tratar a sinusite, muitas vezes com ingredientes já presentes na sua casa. O ideal no entanto é encontrar suas causas para evitar seus ataques.

1. OS MELHORES ALIMENTOS E BEBIDAS PARA TRATAR SINUSITE

  • Água: Hidratação adequada é a chave para combater a sinusite. Tente beber pelo menos 200 ml a cada duas horas.
  • Caldos e sopas: Esse remédio da vovó ajuda a acalmar as cavidades nasais e o sistema respiratório, além de fornecer importantes minerais.
  • Raiz-forte: Qualquer um que acidentalmente já comeu raiz-forte demais experimentou sua potência para limpar as passagens nasais. Misture raiz-forte com limão para fazê-lo ainda mais potente.
  • Gengibre: Faça um chá de gengibre e adicione mel puro para ajudar na recuperação.
  • Alho e cebola: Esses dois temperos fortalecem o sistema imunológico. Que tal uma sopa de cebola?
  • Alimentos ricos em vitamina C: Consumir alimentos com alto teor de vit C impulsiona o sistema imunológico e acelera a recuperação da sinusite.

2. COMIDAS E BEBIDAS PARA EVITAR EM CASO DE SINUSITE

  • Açúcar: Reduz as células brancas no sangue que combatem as infecções.
  • Suco de frutas: Apesar do suco de laranja e outras frutas conter vitamina C, não têm tão alto teor nessa vitamina quanto as frutas e os vegetais inteiros. Prefira em vez de suco, comer a própria fruta. Suco de caixinha, nem pensar!
  • Lácteos: Leite e produtos lácteos são produtores de muco, então é melhor evitá-los.
  • Farinhas e grãos refinados: Todos os grãos refinados podem causar mais produção de muco.
  • Sal: Sem o consumo adequado de água o sal pode ser desidratante e retardar a recuperação da sinusite.

3. ÓLEO DE ORÉGANO

O óleo de orégano contem dois componentes, carvacrol e timol, que tem poderosas propriedades antibactericidas e antifungicidas.

Recomenda-se 500 miligramas de óleo de orégano quatro vezes ao dia. Para sinusite, você pode adicionar algumas gotas do óleo em uma bacia de água fervente. Com cuidado para não se queimar, cubra sua cabeça com uma toalha criando uma tenda para manter o vapor dentro, feche os olhos e coloque o rosto acima da bacia, a uma distância segura, e inale o vapor por alguns minutos.

Isso vai ajudar a limpar as passagens nasais e pode ser repetido várias vezes ao dia.

4. Vitamina C

A vitamina C é essencial para o funcionamento apropriado no sistema imunológico, que é o sistema que protege seu corpo de infecções e também ajuda seu corpo a combatê-las.

Como um antioxidante, a vitamina C também ajuda defender nossas células dos danos causados pelos radicais livres. Radicais livres são encontrados em coisas que comumente contribuem para o desenvolvimento da sinusite, como poluição do ar e fumaça de cigarro.

Recomenda-se 1.000 miligramas de vitamina C, três vezes ao dia.

5. ALHO

O alho é um dos melhores antibióticos naturais que existem. Já que resfriados geralmente resultam em sinusite, o alho é um ótimo jeito não só de tratar a sinusite naturalmente, como também preveni-la, em primeiro lugar.

Para a promoção da saúde geral para adultos, a Organização Mundial da Saúde recomenda uma dose diária de 2 a 5 gramas de alho (cerca de um dente) de alho fresco, 0,4 a 1,2 gramas de pó de alho desidratado, 2 a 5 miligramas de óleo de alho, 300 a 1000 miligramas de extrato de alho, ou outras fórmulas que sejam iguais a 2 a 5 miligramas de alicina (o princípio ativo do alho).

Mas atenção! Leia também:

ALHO → CONTRAINDICAÇÕES DE USO

6. ÓLEOS ESSENCIAIS

Para limpar os seios nasais naturalmente, usar óleo de eucalipto ou de hortelã pode ser muito eficiente. Eles óleos essenciais podem abrir naturalmente o seios nasais, limpar o muco e eliminar infecções. Esfregue uma gota de cada um deles no céu da boca (use óleos de qualidade alimentar), e então beba água.

Outra ótima ideia é espalhar os óleos no ar para que você os inale.

Mas atenção, existem pessoas alérgicas a estes óleos.

7. ECHINACEA

A echinacea é uma erva que ajuda seu corpo a combater vírus e bactérias. Especialistas recomendam essa erva como um tratamento natural para a sinusite. Ela contém substâncias antivirais ativas e fortalece o sistema imunológico enquanto reduz a dor e inflamação, o que é uma combinação perfeita para combater sinusite.

Um médico pode receitar o suplemento de Echinacea ao primeiro sinal de doença. Recomenda-se 1.000 miligramas, de duas a três vezes ao dia.

8. LAVAGEM COM SOLUÇÃO SALINA

Você vai precisar de um higienizador nasal ou de um aparelho de aerosol. Esses dispositivos facilitam a irrigação da cavidade nasal, limpando e dissolvendo o muco indesejado. Use o higienizador contendo solução salina, duas ou mais vezes ao dia para um alívio otimizado.

9. AÇAFRÃO

A raiz de açafrão é um maravilhoso tempero aromático comumente encontrado em pratos indianos. Ele não só contem um anti-inflamatório natural, como também é antioxidante. Quando combinado com gengibre e preparado em um chá quente, essa combinação ajuda a amolecer o muco de passagens nasais entupidas, alivia a pressão nos seios nasais e faz você se sentir melhor. Beba o chá respirando seus vapores quentes e sinta alívio imediato.

10. VINAGRE DE MAÇÃ

Duas ou três colheres de sopa de vinagre de maçã de ótima qualidade, adicionadas a um copo de água quente ou chá, tomado três vezes ao dia, diariamente vai ajudar a afinar o muco excessivo, aliviando a congestão e a pressão nos seios nasais.

11. COMPRESSA QUENTE

Você pode usar compressas mornas para manter os seios nasais quentes o que facilita a dissolução e a saída do muco. Respirar vapores quentes terá o mesmo efeito.

12. BROMELINA

A bromelina é vendida como um suplemento, ela é uma proteína encontrada no caule do abacaxi. Ela ajuda a desinchar as passagens nasais. Mas lembre-se de conversar com seu médico antes, pois ela pode reagir com outras medicações que você possa estar tomando.

Assegure-se de tomar a dose instruída.

13. DEIXE SUA CASA À PROVA DE ALERGIAS

Alergias podem piorar a sinusite, e por isso você deve manter sua casa livre de ácaros, instalar um filtro de ar, usar roupas de cama com barreiras antialérgicas e manter os animais de estimação fora do quarto, se a sinusite for devida a estes agentes causadores.

14. ESPECIARIAS

Comidas temperadas como mostarda, pimenta, curry e wasabi podem ajudar a limpar os seios nasais. Se você gosta de temperos, adicione temperos “quentes” às suas refeições para abrir as passagens nasais.

15. SAIBA QUANDO VISITAR UM MÉDICO

Se a sinusite não melhora com nenhuma ajuda, seu médico pode pedir uma tomografia no nariz e seios nasais para analisar os bloqueios anatômicos que podem ser tratados cirurgicamente.

Se a dor da sinusite durar mais de uma semana e você tiver febre, você deve visitar um especialista em ouvido, nariz e garganta, pois você pode precisar de um tratamento mais agressivo do que o que os remédios naturais fornecem.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...