Açafrão da terra, ou cúrcuma, pode ser remédio para depressão também

cúrcuma-remedio-depressão

As plantas têm muitas qualidades curativas e nós não conhecemos todas. Aliás, sequer conhecemos todas as plantas do nosso planeta. Todos os dias descobrimos algo novo. Agora um estudo na Índia descobriu a potencialidade do açafrão, cúrcuma, para tratar depressão.

 Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina de Bhavnagar, Índia, e publicado na revista “Phytotherapy Research", descobriu que o uso da cúrcuma é um poderoso aliado contra a depressão, apresentando resultados melhores do que os da fluoxetina (conhecido mais como Prozac). O Departamento de Farmacologia desta universidade se dedicou a comparar os efeitos do extrato de cúrcuma (1000 mg) com o Prozac (fluoxetina 20 mg). A pesquisa foi realizada com a ajuda de 60 pacientes diagnosticados com transtorno depressivo maior, ou TDM, que usaram, em conjunto ou individualmente, a cúrcuma e a fluoxetina durante 6 semanas.

"Observamos que a curcumina foi bem tolerado por todos os pacientes . A relação da reação tal como medida pela escala de HAM-D17 (escala de Hamilton para a avaliação do estado depressivo Ed) foi maior no grupo de combinação (77,8%) comparado com a administração de fluoxetina [Prozac] (64,7%) pura e da curcumina (62,5%) pura, nos grupos especificos. (...) ".

Muito bons resultados são esses que informam que a curcumina, princípio ativo contido na cúrcuma é tão efetiva quanto a fluoxetina, sendo natural e com qualidades curativas reconhecidas e provadas pelos povos antigos. E também que, a combinação dos dois princípios ativos, fluoxetina + curcumina, potencializa os efeitos antidepressivos. Mas, é um fato ainda mais importante que a cúrcuma não envolva efeitos secundários ao contrário da fluoxetina que os tem de montão e bem perigosos.

Esta é uma boa, muito boa notícia para aqueles que, por uma razão ou outra, se tornaram dependentes dos antidepressivos tão largamente receitados hoje em dia, e não só para amenizar sintomas de depressão como até em casos de ansiedade leve, tensão pré-menstrual, distúrbios hormonais, etc.

E por isso, pela riqueza que têm as plantas da natureza terrestre, pelo tanto de conhecimento que ainda temos a apreender delas, pelo tantão de remédios que estas ofertam ao ser humano, que precisamos, sempre, fazer uma luta ativa e persistente contra a destruição da vegetação nativa, em todo pedaço de chão onde ela ainda resista.

Por fazer bem à Terra, e a nós, seus habitantes,

preservemos a natureza terrestre!

Leia também:

setaAÇAFRÃO-DA-TERRA PODE SUBSTITUIR VÁRIOS MEDICAMENTOS

setaO QUE ACONTECE AO NOSSO CORPO SE COMERMOS CÚRCUMA TODOS OS DIAS?

setaCÚRCUMA: UMA POSSÍVEL TERAPIA PARA O C NCER CAUSADO PELO HPV