Figo: fruta imensamente rica, faz bem à saúde e cura doenças


O figo é fruto da figueira, Ficus carica, da familia Moraceae, primo das amoras, também chamada figueira-do-reino, pois veio para o Brasil através de Portugal.

Mas a figueira é originária do Oriente Médio e, seu fruto, o figo, participa da alimentação humana desde a Idade da Pedra. Afinal, a figueira é uma das primeiras plantas que foi domesticada e cultivada pelo ser humano.

Tem figo branco, e maduro, e tem figo roxo, delicioso. Questão de gosto porque todo figo é uma delícia. O fruto, quando no ponto, é ligeiramente doce, de casca fina, com uma carne fortemente aromatizada e crocante devido às inúmeras sementes.

No oriente médio é comum o uso do figo seco, que não se estraga facilmente e assim, acompanhava os seres humanos em seus deslocamentos longos, pelos desertos. Mas também é consumido fresco ou como doces e geleias.

foto

Esta é a forma mais conhecida aqui no Brasil, doces e geleias, ou seco. Em Portugal é comum o consumo do figo fresco que pode ser comprado nas feiras ou mesmo colhido das inúmeras figueiras espalhadas pelas terras baldias do país todo.

Propriedades nutricionais: o figo é rico em quê?

Esta fruta é muito rica em minerais, fibras e vitaminas. Sua composição tem vitaminas A, B1 e B2, C e K, além de carboidratos e vários antioxidantes.

Os minerais presentes no figo são: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio e cloro. Por outro lado, este é um alimento completo e altamente calórico: 250 kcal a cada 100 gramas da fruta. Então, não abuse da quantidade se tiver problema de peso.

Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Usos medicinais do figo

Combate o câncer

Por sua riqueza em antioxidantes, flavonoides e fenóis – catequina, rutina e ácido clorogênico – o figo tem ação benéfica no combate ao câncer pois, esses componentes são limitantes do metabolismo das células cancerosas, de acordo com esse estudo. A fibra alimentar que o figo contém tem ação específica na limitação ao surgimento de câncer de cólon e de mama. Outros estudos indicam também efeitos benéficos do figo contra câncer de estômago (aqui) e pâncreas (aqui).

Hidrata e rejuvenesce a pele

A ingestão frequente de figo melhora a nutrição da pele e promove o seu rejuvenescimento pela ação dos antioxidantes que contêm que agem na reestruturação das células epiteliais. Os componentes do figo também têm ação anti-inflamatória tendo resultado eficaz em casos de acne.

Este estudo revelou que cremes feitos com extrato de figo (concentração 4%) diminuiu significativamente a melanina, a perda de água transepidérmica e o sebo da pele, e aumentou significativamente sua hidratação, podendo ser útil contra hiperpigmentação, acne, sardas e rugas.

Combate colesterol ruim

O figo é rico em pectina, uma fibra solúvel extremamente eficiente na absorção das gorduras da alimentação reduzindo a quantidade que vai para o sangue. As folhas do figo também têm efeito redutor do nível de triglicerídeos. Este estudo, infelizmente feito em hamsters, revelou os benefícios do figo na alimentação, inclusive para a perda de peso.

Combate diabetes

As folhas da figueira também ajudam no tratamento da diabetes pois reduzem a necessidade de insulina para a estabilização do açúcar no sangue. O conteúdo de potássio das folhas da figueira ajudam no monitoramento do nível de glicose sanguínea. Saiba mais neste estudo.

Outras propriedades medicinais

O figo, fruto e folhas da figueira também têm comprovado resultado no tratamento de anemias, problemas respiratórios, fadigas, doenças degenerativas, doenças estomacais, infecções, esgotamento físico, estresse, faringite, hipertensão e muitas outras condições.

foto

Nossa pesquisa tem o objetivo, somente, de divulgar as potencialidades do figo e da figueira em seu processo de cura. Recomendamos que sempre seja consultado um especialista, tanto em fitoterapia quanto em clínica, para que você seja bem monitorado.

Talvez te interesse ler também:

 

MAÇÃ FAZ BEM PRA QUÊ: CONHEÇA TODOS OS SEUS BENEFÍCIOS

AMORA PRETA, FRUTA GOSTOSA QUE SÓ FAZ BEM

GRAVIOLA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...