O figo, esta pouco conhecida e imensamente rica fruta

figo

O figo é fruto da figueira, Ficus carica, da familia Moraceae, primo das amoras, também chamada figueira-do-reino, pois veio para o Brasil através de Portugal.

Mas a figueira é originária do Oriente Médio e, seu fruto, o figo, participa da alimentação humana desde a Idade da Pedra. Afinal, a figueira é uma das primeiras plantas que foi domesticada e cultivada pelo ser humano.

Tem figo branco, e maduro, e tem figo roxo, delicioso. Questão de gosto porque todo figo é uma delícia. O fruto, quando no ponto, é ligeiramente doce, de casca fina, com uma carne fortemente aromatizada e crocante devido às inúmeras sementes. No oriente médio é comum o uso do figo seco, que não se estraga facilmente e assim, acompanhava os seres humanos em seus deslocamentos longos, por desertos. Mas também é consumido fresco ou como doces e geleias.

Esta é a forma mais conhecida aqui no Brasil, doces e geleias, ou seco. Em Portugal é comum o consumo do figo fresco que pode ser comprado nas feiras ou mesmo colhido das inúmeras figueiras espalhadas pelas terras baldias do país todo.

Figo é rico em quê?

Esta fruta é muito rica em minerais, fibras e vitaminas. Sua composição tem vitaminas A, B1 e B2, C e K, além de hidratos de carbono e vários antioxidantes.
Os minerais presentes no figo são: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio e cloro. Por outro lado este é um alimento completo e altamente calórico: 250 kcal a cada 100 gramas da fruta  então não abuse da quantidade.

seta Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Uso medicinal do figo

círculo verde Câncer: por sua riqueza em antioxidantes, flavonoides e fenóis - catequina, rutina e ácido clorogênico - o figo tem ação benéfica no combate ao câncer pois, esses componentes são limitantes do metabolismo das células cancerosas. A fibra alimentar que contem o figo tem ação específica na limitação ao surgimento de câncer de cólon e de mama..

círculo verde Pele: a ingestão frequente de figo melhora a nutrição da pele e promove o seu rejuvenescimento pela ação dos antioxidantes que contêm que agem na reestruturação das células epiteliais. Os componentes do figo também têm ação anti-inflamatória tendo resultado eficaz em casos de acne.

círculo verde Colesterol: o figo é rico em pectina, uma fibra solúvel extremamente eficiente na absorção das gorduras da alimentação reduzindo a quantidade que vai para o sangue. As folhas do figo também têm efeito redutor do nível de triglicerídeos.

círculo verde Diabetes: as folhas da figueira também ajudam no tratamento da diabetes pois reduzem a necessidade de insulina para a estabilização do açúcar no sangue. O conteúdo de potássio das folhas da figueira ajudam no monitoramento do nível de glicose sanguínea.

círculo verde Outros usos medicinais: o figo, fruto e as folhas da figueira também têm comprovado resultado no tratamento de anemias, problemas respiratórios, fadigas, doenças degenerativas, doenças estomacais, infecções, esgotamento físico, estresse, faringite, hipertensão, e muitas outras mais.

Nossa pesquisa tem o objetivo, somente, de divulgar as potencialidades do figo e da figueira em seu processo de cura. Recomendamos que sempre seja consultado um especialista, tanto em fitoterapia quanto em clínica, para que você seja bem monitorado.

Leia também:

setaMAÇÃ: A FRUTA DA ESTAÇÃO COM MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

setaAMORA PRETA, FRUTA GOSTOSA QUE SÓ FAZ BEM

setaGRAVIOLA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

 Esta é a forma mais conhecida aqui no Brasil, doces e geleias, ou seco. Em Portugal é comum o consumo do figo fresco que pode ser comprado nas feiras ou mesmo colhido das inúmeras figueiras espalhadas pelas terras baldias do país todo.