O figo, esta pouco conhecida e imensamente rica fruta

  • atualizado: 
figo

O figo é fruto da figueira, Ficus carica, da familia Moraceae, primo das amoras, também chamada figueira-do-reino, pois veio para o Brasil através de Portugal.

Mas a figueira é originária do Oriente Médio e, seu fruto, o figo, participa da alimentação humana desde a Idade da Pedra. Afinal, a figueira é uma das primeiras plantas que foi domesticada e cultivada pelo ser humano.

Tem figo branco, e maduro, e tem figo roxo, delicioso. Questão de gosto porque todo figo é uma delícia. O fruto, quando no ponto, é ligeiramente doce, de casca fina, com uma carne fortemente aromatizada e crocante devido às inúmeras sementes. No oriente médio é comum o uso do figo seco, que não se estraga facilmente e assim, acompanhava os seres humanos em seus deslocamentos longos, por desertos. Mas também é consumido fresco ou como doces e geleias.

foto

Esta é a forma mais conhecida aqui no Brasil, doces e geleias, ou seco. Em Portugal é comum o consumo do figo fresco que pode ser comprado nas feiras ou mesmo colhido das inúmeras figueiras espalhadas pelas terras baldias do país todo.

Figo é rico em quê?

Esta fruta é muito rica em minerais, fibras e vitaminas. Sua composição tem vitaminas A, B1 e B2, C e K, além de hidratos de carbono e vários antioxidantes.
Os minerais presentes no figo são: ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, sódio e cloro. Por outro lado este é um alimento completo e altamente calórico: 250 kcal a cada 100 gramas da fruta então não abuse da quantidade.

Leia também: QUE VITAMINA PODE ESTAR FALTANDO EM SEU ORGANISMO?

Uso medicinal do figo

círculo verde Câncer: por sua riqueza em antioxidantes, flavonoides e fenóis - catequina, rutina e ácido clorogênico - o figo tem ação benéfica no combate ao câncer pois, esses componentes são limitantes do metabolismo das células cancerosas. A fibra alimentar que contem o figo tem ação específica na limitação ao surgimento de câncer de cólon e de mama..

círculo verde Pele: a ingestão frequente de figo melhora a nutrição da pele e promove o seu rejuvenescimento pela ação dos antioxidantes que contêm que agem na reestruturação das células epiteliais. Os componentes do figo também têm ação anti-inflamatória tendo resultado eficaz em casos de acne.

círculo verde Colesterol: o figo é rico em pectina, uma fibra solúvel extremamente eficiente na absorção das gorduras da alimentação reduzindo a quantidade que vai para o sangue. As folhas do figo também têm efeito redutor do nível de triglicerídeos.

círculo verde Diabetes: as folhas da figueira também ajudam no tratamento da diabetes pois reduzem a necessidade de insulina para a estabilização do açúcar no sangue. O conteúdo de potássio das folhas da figueira ajudam no monitoramento do nível de glicose sanguínea.

círculo verde Outros usos medicinais: o figo, fruto e as folhas da figueira também têm comprovado resultado no tratamento de anemias, problemas respiratórios, fadigas, doenças degenerativas, doenças estomacais, infecções, esgotamento físico, estresse, faringite, hipertensão, e muitas outras mais.

foto

Nossa pesquisa tem o objetivo, somente, de divulgar as potencialidades do figo e da figueira em seu processo de cura. Recomendamos que sempre seja consultado um especialista, tanto em fitoterapia quanto em clínica, para que você seja bem monitorado.

Talvez te interesse ler também:

MAÇÃ: A FRUTA DA ESTAÇÃO COM MUITOS BENEFÍCIOS À SAÚDE

AMORA PRETA, FRUTA GOSTOSA QUE SÓ FAZ BEM

GRAVIOLA: USOS, BENEFÍCIOS E CONTRAINDICAÇÕES

Esta é a forma mais conhecida aqui no Brasil, doces e geleias, ou seco. Em Portugal é comum o consumo do figo fresco que pode ser comprado nas feiras ou mesmo colhido das inúmeras figueiras espalhadas pelas terras baldias do país todo.

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!