OMS: temos que fazer pelo menos 20 minutos de atividade física por dia


A atividade física, juntamente com a alimentação e o estilo de vida é uma das chaves que garantem a nossa saúde e o nosso bem-estar. A OMS, Organização Mundial da Saúde, reitera o que já sabemos mas que precisamos nos lembrar sempre: são necessários 20 minutos de atividade física, todos os dias, para mantermos mente e corpo saudáveis!

Movimentar-se, de fato, não permite apenas que o corpo tenha uma oxigenação adequada e um fortalecimento muscular, mas também nos libera do estresse, fomentando o nosso bem-estar psicológico. Não precisamos necessariamente ir à academia ou fazer algum tipo de esporte mais exigente. Para alcançar os benefícios que a atividade física proporciona, basta fazer um passeio agradável todos os dias, de preferência em meio ao verde.

No que diz respeito aos mais jovens e às crianças, de acordo com a OMS, a receita da saúde é aquela que fornece pelo menos 60 minutos diários de atividade física entre moderada e vigorosa. Todos os detalhes estão na edição da “Physical activity strategy for the WHO European Region 2016–2025“.

O dossier indica uma situação preocupante com relação ao crescente sedentarismo, especialmente entre crianças e adolescentes colados aos games e à televisão. E o problema, infelizmente, não é apenas europeu, é mundial: as crianças de hoje brincam menos na rua, estão cada vez menos ativas fisicamente. De acordo com o relatório, apenas 34% dos adolescentes europeus entre 13 e 15 anos, fazem atividades físicas dentro da faixa indicada acima. As consequências disto são, obviamente, o aumento de crianças e adolescentes com sobrepeso, ou pior, obesos.

No âmbito mundial, entre 1990 e 2014, o número de crianças com sobrepeso cresceu de 31 para 41 milhões. O fenômeno é um problema grave de saúde mundial, um explosivo pesadelo, nas palavras de Peter Gluckman, um dos relatores da Commission on Ending Childhood Obesity.

Mudança de hábitos

De quem é a culpa? A criança de hoje pode ser o adulto de amanhã que preza pela atividade física e por um estilo de vida saudável. O exemplo vem de casa. O que podemos concluir disso tudo?

Seja por você, seja por teus filhos, deixe o carro estacionado e vá mais vezes a pé ou de bicicleta, faça passeios ao ar livre, em meio ao verde, dance, incentive as crianças a brincarem de pega-pega, coloque as crianças para fazerem capoeira, ballet, futebol…

Tudo isso é bom para o nosso corpo, para a nossa psique e até mesmo para o ambiente!

Talvez te interesse ler também:

PARA ENCONTRAR O BOM HUMOR, BASTA FAZER UMA BREVE CAMINHADA AO VERDE

NA CIDADE DO MÉXICO A VIAGEM DE METRÔ É GRÁTIS PARA QUEM FIZER 10 AGACHAMENTOS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...