Entediado? Existem 5 tipos de tédio. Conheça o teu


“Sabe esses dias em que horas dizem nada? E você nem troca o pijama, preferia estar na cama?” O tédio é um sentimento que todos nós já sentimos ou iremos sentir. “Um dia a monotonia tomou conta de mim”. E em alguns casos o tédio pode mesmo ser destrutivo e levar à depressão ou ao abuso de álcool e de drogas, mas, felizmente, às vezes, o tédio pode, ao contrário, servir de impulso para processos criativos.

Nos últimos dez anos, alguns estudos científicos têm tentado entender melhor o que é o tédio e a forma pela qual ele se faz notar nas pessoas. Um estudo havia classificado quatro tipos diferentes de tédio e uma pesquisa mais recente, publicada na revista “Motivation and Emotion” ” adicionou mais um tipo à lista anterior.

Vejamos quais seriam os 5 tipos de tédio:

1- INDIFERENTE: tem a ver com pessoas aparentemente calmas que deliberadamente se isolam do mundo e por isso, no final, tendem a se entediar.

2- EQUILIBRADO: é aquele estado de humor um pouco desconfortável, quando os pensamentos vagueiam, não se sabe o que fazer e não se procura por uma solução ativa.

3- BUSCADOR: é uma sensação negativa e desconfortável, uma espécie de de mal-estar que, no entanto, te empurra para a busca de uma saída. As pessoas que sentem este tipo de tédio, pensam em quais atividades poderiam fazer para que mudassem os seus estados de ânimo: trabalho, passatempos, passeios, etc…

4- REATIVO: as pessoas acometidas por este tipo de monotonia, têm uma forte inclinação à escapar da situação em que se encontram e evitam envolver as pessoas ao seu redor, especialmente os seus chefes e ou professores. De qualquer forma, são pessoas que reagem à essa sensação, mas muitas vezes tornam-se inquietas e agressivas.

5- APÁTICO: este tipo de tédio é diferente, a pessoa experimenta uma falta de sentimentos, sejam positivos que negativos, e passam a sentir impotência ou depressão.

Em qualquer das descrições que você se encontre, tente sair dela ligando pra um amigo, indo fazer um passeio, uma atividade física, indo ao cinema… existem tantas possibilidades. Use o tédio a seu favor. A monotonia pode te forçar a sair de uma situação estática de chatice, para entrar em um movimento de bem-estar. Basta querer e se a coisa for mesmo complicada, uma ajuda profissional será necessária.

Leia também:

O SEGREDO DA FELICIDADE ESTÁ NA NOSSO CÉREBRO

SÍNDROME DO PÂNICO: COMO LIDAR COM ELA. DICAS E REMÉDIOS NATURAIS

ÓRGÃOS E EMOÇÕES: A QUE EMOÇÃO CADA ÓRGÃO CORRESPONDE?




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...