Quimioterapia e radioterapia podem potencializar a malignidade do câncer


Pesquisadores da Universidade de Coimbra revelaram que tratamentos convencionais contra o câncer, como a quimioterapia e a radioterapia, podem tornar os tumores ainda mais letais, potencializando sua malignidade.

A conclusão vem de um estudo realizado pelos pesquisadores do Departamento de Ciências da Vida da referida Universidade, cujo trabalho contribuiu de forma importante para a compreensão do câncer, ao comprovar que a origem das células estaminais cancerígenas é multilfacetada e, como tal, algumas dessas células podem surgir através da própria ação da quimioterapia.

Segundo as conclusões da equipe coordenada pela professora Maria Carmen Alpoim, dentro de cada tumor existe um vasto conjunto de subpopulações celulares, que correspondem a vários tipos de células estaminais cancerígenas as quais, dependendo do tipo de estímulo aplicado, podem se tornar mais letais.

A questão então se coloca assim: os tratamentos mais comumente aplicados, em caso de impossibilidade de cirurgia para a remoção de um tumor malígno, e mesmo quando estes são feitos como preventivos, podem reduzir a condição de sobrevivência do paciente de câncer, aumentar a malignidade dos tumores a serem tratados e, também, aumentar o índice de formação de metástases.

O estudo em questão é um convite a uma nova abordagem no tratamento do câncer, uma das doenças mais temidas da sociedade moderna.

Leia também: AUMENTA O NÚMERO DE CÂNCER EM NOSSA SOCIEDADE?

Fonte foto: wikipedia.org




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...