Ver vídeo de gatinhos na web faz bem à saúde, diz estudo


Por que vídeos de gatinhos fazem tanto sucesso na web? Admita: você também não resiste quando vê esses videos e, de acordo com especialistas, as pessoas fazem bem ao desfrutar de uma pequena pausa para ver gatinhos, ainda que pela tela do telefone ou computador.

Na verdade, assistir a vídeos de gatinhos é saudável, mesmo quando se está no trabalho. A primeira confirmação científica sobre o assunto vem de pesquisadores da Universidade de Indiana, que se perguntaram por que os vídeos de gatinhos se tornaram tão populares.

Em particular, os especialistas se referiram a alguns gatos que ficaram “famosos” na web, como um gato mal-humorado, que foi citado no estudo (o primeiro do vídeo abaixo).

O estudo

A pesquisa foi conduzida por Jessica Gall Myrick e seu relatório demonstrou que em 2014, 2 milhões de vídeos de gatinhos postados no YouTube foram vistos 26 bilhões de vezes.

O estudo foi realizado em uma amostra de 7.000 pessoas. Segundo o pesquisador, o estudo do fenômeno do vídeo dos gatinhos não parece ser um assunto sério, mas na verdade o é, tanto que o considera como um fenômeno cultural global.

Por que tantas pessoas assistem a vídeos de gatinhos na internet? A razão, de acordo com as conclusões do estudo, é muito simples: assistir aos vídeos tem um efeito positivo e dá energia. Ansiedade, tristeza e tédio vão embora. Os efeitos benéficos se referem ao corpo e à mente.

Aqueles que assistem a vídeos de gatinhos durante uma pausa no trabalho também aumentam sua produtividade, de acordo com o estudo.

Em suma, os gatos são nossos amigos mesmo quando simplesmente os observamos através de uma tela. Mas melhor ainda quando os acariciamos ao vivo e nos encantamos com o seu ronronar.

E visto que eles assistir vídeos de gatinhos nos fazem tão bem … lá vão eles:

Este estudo foi publicado na revista Computers in Human Behaviour.

Talvez te interesse ler também:

10 Gatos Selvagens Misteriosos que Você nunca Ouviu Falar

Curiosidades sobre os Gatos que Talvez você Desconheça

Animais de estimação ajudam a conservar a memória dos idosos




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...