A ameaça do zika vírus

  • atualizado: 

aedes aegypt

Como se não bastasse o mosquito Aedes aegypti fosse o transmissor da dengue, ele agora é responsável por uma outra ameaça à saúde das pessoas, o zika vírus. Apesar de não ser, ainda, uma preocupação tão grande quanto a dengue, o estado do Ceará confirmou 10 casos da doença na região.

A confirmação ocorreu depois de testes feitos com 14 pacientes que mostravam sintomas no Hospital São José, especializado em doenças infecciosas. Ao todo, dez testes deram positivo para o zika vírus. Os testes foram feitos no Instituto Evandro Chagas, em Belém, que deve verificar mais 41 amostras.

Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Ceará, Márcio Garcia, a iniciativa de verificar a presença do zika vírus no estado partiu do aumento de casos com sintomas compatíveis com a doença, já que o zika vírus, ao contrário da dengue, não consegue evoluir para um quadro clínico mais grave, podendo resultar na morte do infectado.

O Ministério da Saúde ainda não definiu uma estratégia nacional para combater o zika vírus. Enquanto esperam, os profissionais da saúde do Ceará tratam dos pacientes que apresentam os sintomas como suspeita de dengue, já que as duas doenças, e também a chikungunya, são transmitidas pelo mesmo mosquito.

O zika vírus é uma doença infecciosa causada pelo vírus ZIKV. Seu surgimento foi catalogado no ano de 1947 em macacos de Uganda, mas foi somente no ano de 1954 que o vírus foi encontrado no organismo de seres humanos. Aqui no Brasil a doença chegou neste ano de 2015, nos estados do Rio Grande do Norte e da Bahia.

Seus sintomas mais comuns são febre baixa, entre 37,8 e 38,5 graus, dor de cabeça, dor muscular, dores nas articulações, especialmente nas regiões das mãos e pés, e erupções cutâneas, que causam coceira, no rosto, tronco, mãos e pés. Em casos mais raros os sintomas incluem dor abdominal, diarreia, fotofobia e conjuntivite, constipação e pequenas úlceras na mucosa oral.

Leia também: Os pernilongos te amam? Descubra porquê

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!