Caminhar descalço em casa faz bem à saúde


Você gosta de andar descalço em casa? Então você vai ficar feliz em descobrir que o seu gosto é realmente um bom hábito.

Nada te impede de caminhar descalço também ao ar livre, tanto que, na Nova Zelândia, há um movimento chamado Barefooting, formado por aqueles que gostam de andar descalços, não somente em parques e gramados, mas também em shopping centers, bares etc. Andar descalço é saudável, mas em casa você pode fazê-lo sem problemas e sem riscos.

Vamos descobrir quais são os benefícios de andar descalço

1. Melhora o equilíbrio e a postura

O contato total do pé com o solo ou com o chão, permite que o corpo a aumente a superfície de suporte e permaneça mais facilmente em equilíbrio. Aqueles que praticam Yoga sabem que ficar descalço ajuda a manter o equilíbrio mais facilmente para executar as posições.

2. Reforçar pés e músculos

Andar descalço fortalece os músculos dos pés e das pernas e faz com que se use melhor também os dedos dos pés, que de outra forma estariam forçados dentro de um sapato fechado. Andar descalço é considerado útil para deixar os dedos dos pés mais flexíveis.

3. Reduz o inchaço nas pernas

Especialmente no verão, para quem tem problema de inchaço nas pernas, andar descalço pode ser útil uma vez que o hábito melhora a circulação sanguínea, ajudando a prevenir o inchaço nas pernas e nos tornozelos, devido a problemas circulatórios.

4. Proteja-se de bactérias

Você não quer andar com os pés descalços porque tem medo de germes e bactérias? Na verdade, alguns estudos advertem sim sobre germes e bactérias, mas que estão presentes em nossos sapatos! Se mesmo assim você acha que é falta de higiene andar descalço, que tal iniciar esse bom hábito em casa, no piso que você acabou de limpar?

5. Diga adeus às substâncias tóxicas

Usar sapatos enquanto se está em casa pode não ser um bom hábito. Entrar em casa com sapatos pode ser uma via de entrada não só para os germes, mas também para substâncias tóxicas. Um estudo realizado pela Environmental Protection Agency demonstrou que substâncias tóxicas, tais como os resíduos de herbicidas, podem ser facilmente transportado de fora para dentro de casa através dos sapatos que usamos. Portanto, lembre-se sempre de tirar os sapatos antes de entrar em casa.

Leia também:

NUNCA MAIS CRIANÇAS DESCALÇAS NOS PAÍSES POBRES




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...