Quantas horas devemos dormir?


Quantas horas você dorme por noite? Será que são suficientes? Na verdade, a quantidade de horas que realmente precisamos dormir, depende de qual é a nossa idade.

Talvez você pense que não descanse o suficiente durante a noite, sofre de insônia ou acorda já cansado. Mas especialistas nos dizem quantas horas deveríamos dormir todas as noites, de acordo com a nossa idade.

As novas recomendações sobre o número de horas de sono vem da National Sleep Foundation nos Estados Unidos. As indicações vêm depois de dois anos de pesquisas em colaboração com a American Geriatrics Society e a American Academy of Pediatrics.

Os pesquisadores analisaram 300 estudos dedicados ao sono e tiraram suas conclusões depois de um longo trabalho, que teve como objetivo responder à questão de qual seria o número de horas de descanso, a ser recomendado para cada idade.

Para cada faixa etária, não se deveria exceder o limite máximo recomendado.

0-3 meses: o tempo ideal de sono varia de 14 a 17 horas;

4 a 11 meses: as horas de sono recomendadas estão entre 12 e 15 horas, mas o alcance pode ser mais amplo, entre 10 e 18;

1 a 2 anos: dormir de 11 a 14 horas por dia, mas a faixa a ser mantida é de 9 a 16 horas;

3 a 5 anos: dormir de 10 a 13 horas, não mais que 14 horas e não menos de 8;

6 a 13 anos: sono de 9 a 11 horas, não inferior a 7 nem superior a 12;

14 a 17 anos: sono de 8 a 10 horas, não mais de 11 e não menos de 7;

18 a 25 anos: dormir de 7 a 9 horas, não menos que 6 e não mais que 11;

26 a 64 anos: dormir de 7 a 9 horas, não menos que 6 e não mais que 10;

a partir dos 65 anos: dormir 7 ou 8 horas, não menos que 5 e não mais que 9.

sleep foundation

foto: sleepfoundation.org

Trata-se de qualquer forma de recomendações e não de regras estritas. Se você se sentir muito cansado ou em ocasiões especiais, é possível ultrapassar os limites. Entre outras coisas, o tempo dedicado ao sono depende muito do trabalho que cada um faz e das tarefas diárias que transcorrem. Tenha em mente que o tempo para um descanso ideal adulto, de acordo com os especialistas, é de cerca de 8 horas, mas cada um também se regula sozinho, sentindo as necessidades do seu corpo.

Quantas horas você dorme por noite? Está dentro das faixas indicadas?

Leia também: Insônia pode ser aumentada com luz emitida por laptops e tablets




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...