Vídeo viral mostra que depressão e suicídio nem sempre são fáceis de detectar


Você sabe reconhecer uma pessoa com depressão? Se você respondeu “sim, é fácil”, você pode estar enganado. Um vídeo muito interessante, feito pelo Norwich City Football Club, fala da depressão, e o melhor, entre homens, o que é muito significativo, pois homens têm como costume social esconder sentimentos (Boys Don’t Cry). O Clube de Futebol da Cidade de Norwich (Norwich City Football Club em tradução literal) é um clube localizado na cidade de Norwich, no Leste da Inglaterra. A cor do time, verde e amarelo, vai parecer brasileiro. Ótimo que nossos torcedores se identifiquem!

Então, para não dar spoiler, assista ao vídeo que logo depois comentaremos.

O vídeo dos torcedores: quem está deprimido?

AVISO: O vídeo aborda temas como saúde mental e suicídio, o que pode causar desconforto em algumas pessoas:

“Às vezes, parece óbvio que alguém está lutando para lidar com um problema, mas às vezes os sinais podem ser mais difíceis de detectar.”

Qual é a “mensagem” do vídeo?

Esse vídeo viralizou no mundo todo, dada a sua mensagem forte. Qual mensagem?

Quando uma pessoa está passando por um período difícil da vida, ela pode se lamentar, pode reclamar, pode chorar, pode não sair de casa, pode não tomar banho, pode comer pouco como pode comer muito. Pode inclusive falar em suicídio: “eu vou me matar”, o que nunca deve ser rebatido com a frase mais apática de todas, a famosa: “quem quer se matar não fala, faz”.

Pessoas que demonstram tristeza, melancolia, depressão devem ser cuidadas assim como pessoas que não os demonstram de fato. Interessante notar isso porque algumas coisas que acontecem em nossas vidas (perda de trabalho, separação, perda de um amor, de um ente querido, acidentes traumáticos, etc.) são, naturalmente, eventos que “pedem” uma reação à altura. Ou seja, é normal viver o luto com um período de tristeza, é normal sentir saudade do ex, é normal se revoltar com um acidente…

Alguém que finge que nada aconteceu e tampa o sol com a peneira, pode estar processando tudo caladamente, e amontoando sentimentos pesados dentro de si. Isso pode configurar uma panela de pressão prestes a explodir a qualquer sinal de escape.

Homens, sobretudo, fazem isso. Eles vão entubando, entubando, escondendo, escondendo até que… Não à toa, o número de suicídio masculino é bem maior que o feminino. A pressão social para os homem não chorarem e serem sempre fortes, ricos e autoconfiantes, é dificílima de suportar.

Que este vídeo ressoe e seja compartilhado entre os brothers do futebol. COMPARTILHE SE GOSTOU!

Talvez te interesse ler também:

Espelhos d’alma: é possível enxergar a depressão nos olhos de uma pessoa

Atividade física é mais eficaz que remédio contra ansiedade e depressão

Depressão pode não ser causada por desequilíbrio químico cerebral

Sarco: a polêmica cápsula criada para cometer suicídio

Brasil está entre os dez países com maior número de suicídios

TikToker italiano se mata ao vivo diante de milhares de seguidores




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...