Djokovic apela: expulsão suspensa e audiência será na segunda-feira


Novak Djokovic, em poucas horas virou NOVAX Djokovic no mundo inteiro. O number 1 do tênis iria participar do Open da Austrália mas foi convidado a deixar o continente depois de ter esperado por 7 horas de “detenção”, e ter seu visto cancelado pelo país.

Regras são regras

“Djokovic não foi capaz de fornecer evidências adequadas para atender aos requisitos de entrada para a Austrália – diz a nota da Força de Fronteira Australiana – e seu visto foi posteriormente cancelado”. Scott Morrison, primeiro-ministro da Austrália, confirma: “Regras são regras e se aplicam a todos”

Nas redes sociais não faltaram aplausos às autoridades australianas, mas Djokovic foi transferido para um hotel em Melbourne, onde faz quarentena e aguarda audiência já marcada para segunda-feira. Portanto, a solução definitiva para o caso ainda está em jogo. 

Como informa a Gazzetta italiana, os advogados de Djokovic obtiveram uma medida cautelar impedindo as autoridades de expulsar o tenista pelo menos até segunda-feira, 10. Os advogados do atleta terão até sábado, às 14h, para apresentar provas e pedidos de isenção.

Regras são regras. Seu colega Rafael Nadal disse que cada um tem o direito de tomar suas próprias decisões, mas cada escolha tem uma consequência. No caso do Open da Austrália as condições estavam postas e eram conhecidas há meses, disse Nadal.

Uma história mal contada

Mas o tenista número 1 do mundo teria conseguido garantir sua participação nos jogos mediante uma isenção de vacinação dada pelas próprias autoridades australianas, apoiadas por dois painéis de especialistas.

A história está muito esquisita e mal contada, como questiona Alexandre Cossenza, colunista do UOL.

“A primeira parte dessa minissérie tragicômica tem o primeiro-ministro do país, Scott Morrison, declarando que ‘Djokovic precisa provar que tem uma isenção médica genuína quando descer na Austrália ou ele estará no próximo voo de volta para casa.’

Paremos e pensemos aqui: como assim, o primeiro-ministro questiona a autenticidade dessa isenção emitida pelo próprio país? Djokovic teria mentido e embarcou sem tê-la? Ou será que o governante, após ouvir seu povo queixar-se fortemente do que pareceu tratamento privilegiado a um estrangeiro famoso, decidiu soltar uma frase forte para posar de poderoso e desinflamar sua população?”

Djokovic fez doação milionária a hospital italiano

Seja como for, o caso ainda está em jogo e é possível que o atleta reverta a situação a depender dos fatos que ainda não ficaram claros.

Mas quem quiser se lembrar, não tanto tempo atrás, em abril de 2020, Djokovic fez uma grande doação a um hospital italiano em Bergamo, um das cidades mais atingidas pela Covid-19.

Na ocasião, o jornal italiano Rai Sport divulgou as palavras do gerente geral do hospital em questão:

“Nunca esperávamos receber a doação de uma pessoa tão prestigiosa na conta corrente do nosso Asst Bergamo Ovest – diz com uma pitada de emoção – Peter Assembergs, gerente geral do hospital. Ele esteve ao nosso lado e agradeço a todos por sua generosidade. Mas lendo o nome do melhor tenista do mundo, Novak Djokovic, entre os doadores, realmente me emocionou.”

Não sabemos se os advogados de Djokovic usarão a história a seu favor mas, talvez, o tenista não seja nem negacionista, nem complotista, nem novax, Talvez ele apenas queira ter direito de decidir sobre o seu corpo, pois há possibilidade de isenções em alguns casos médicos.

Outra coisa a seu favor é que tênis é um esporte ao ar livre e sem contato, até por isso virou moda na pandemia, onde as academias em muitos países foram obrigadas a fechar.

Fato é que o resultado desse embate pode virar o jogo, e não só para Djokovic.

Talvez te interesse ler também:

Jogar tênis é moda na pandemia. Veja todos os benefícios!

Lewis Hamilton heptacampeão, black and plant power

Conheça celebridades veganas que você não imaginava




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...