Benefícios da atividade física para a gestação

atividade física bom para a gestação

Grande parte das mulheres que vão passar por esse momento, tão especial, assumem uma rotina de atividades físicas para beneficiar sua saúde, ao longo de boa parte do período pré e durante a gestação. Mas é importante sempre ressaltar a importância de se consultar com um obstetra, a fim de discutir que tipo de atividades são recomendadas e qual a intensidade das mesmas.

Seguindo as orientações, determinadas adaptações nos exercícios podem ser definidas, com a finalidade de propiciar às mulheres uma gestação mais saudável e preservando a boa forma física.

O nível de atividades recomendado, certamente irá equivaler ao ritmo de trabalho que o organismo desempenhava rotineiramente, antes da gravidez. Isso se deve a um cuidado com a saúde da gestante, respeitando seus limites e não as submetendo a grande estresse físico.

Benefícios de exercícios físicos ao longo da gestação

As vantagens são:

* Redução de sensação de fadiga, ao longo de toda a gravidez;

* Melhora no sono;

* Redução do tempo de trabalho de parto;

* Pele com melhor qualidade e aparência;

* Ganho de resistência;

* Minimização de dores na região lombar, nas articulações e pernas;

* Diminuição de perspectiva de realizar cesareana;

* Sensação de prazer, pela liberação de endorfinas e serotonina;

* Recuperação pós-parto acelerada, amamentação facilitada e eliminação de peso mais dinâmica;

* Trata-se de um ótimo hábito a ser adquirido e mantido por todo tipo de pessoa, com especial importância no momento da gravidez, pelas razões de que o corpo estará submetido a alterações, ao longo de meses, continuamente. Riscos de ocorrência de doenças de caráter crônico, como diabetes mellitus, hipertensão e outros, são absolutamente afastados.

Lembrando que as sugestões acima não substituem um profissional da área de saúde ou professor de educação física. Além disso, não contemplam gestantes que apresentem contraindicação a quaisquer dessas práticas.

Não deixe de cuidar de sua saúde neste momento de sua vida. Prepare seu corpo para a chegada do bebê!

Leia também: Ginástica durante a gravidez faz bem ao cérebro do bebê

Fonte foto: freeimages.com