O tênis é o esporte que mais prolonga a vida. A ciência confirma


Praticar esporte faz bem para a saúde, até as crianças também sabem disso. Mas há uma prática esportiva, em particular, que até ajudaria a viver mais. É o tênis.

Isto é o que fora revelado por um novo estudo realizado pelo Dr. James O’Keefe, cardiologista do Mid Heart Institute em Saint Luke. Segundo o médico, mesmo que o movimento seja sempre saudável, alguns esportes têm efeitos ainda mais importantes sobre o corpo.

O estudo foi realizado com os dados de cerca de 8.500 adultos que fizeram parte de uma pesquisa anterior realizada em Copenhague. Todas as pessoas eram brancas e nenhuma tinha histórico de doença cardíaca, derrame ou câncer, portanto os resultados poderiam ser limitados a essa parte da população.

Os participantes responderam a um questionário de saúde e estilo de vida, que incluía perguntas sobre o tipo e a frequência da atividade física que praticavam. Eles foram monitorados pelos pesquisadores por cerca de 25 anos, durante os quais, cerca de 4.500 deles morreram.

Embora muitos dos participantes tenham relatado praticar diferentes tipos de esportes durante a semana, os cientistas pediram para designar um como principal. Ao estudar as respostas para procurar associações com a longevidade e adaptá-las ao contexto socioeconômico, educação e consumo de álcool, os cientistas chegaram a uma série de conclusões.

OS RESULTADOS

Em comparação com os sedentários, aqueles que praticavam tênis como atividade esportiva principal poderiam esperar de viver 9,7 anos a mais, seguidos por aqueles que praticavam badminton (6,2 anos), futebol (4,7 anos), ciclismo ( 3,7 anos), natação (3,4 anos), corrida (3,2 anos), ginástica rítmica (3,1 anos) e ginástica (1,5 anos).

A duração da prática esportiva, segundo os cientistas, não afetou necessariamente os benefícios da longevidade. Em geral, aqueles que jogavam tênis praticavam cerca de 520 minutos de atividade física por semana e usavam a raquete por cerca de 100 desses minutos. A ginástica ficou por último em termos de longevidade e ainda que os praticantes tenham relatado uma maior quantidade de tempo gasto praticando esportes: quase 600 minutos no total, dos quais 150 fazendo ginástica.

Os melhores são os esportes de equipe

Outros estudos já mostraram que pessoas que praticam esportes coletivos são mais beneficiadas do que os atletas “solitários”.

A interação social envolvida no esporte com um parceiro ou uma equipe, pode aumentar ainda mais os muitos benefícios da atividade física em si, adicionando mais anos às nossas vidas do que apenas a questão física do exercício. Por essa razão, tênis, badminton e futebol são melhores para a longevidade do que andar de bicicleta, nadar, correr e treinar na academia, de acordo com a pesquisa.

“Para o bem-estar mental e físico e longevidade, estamos entendendo que nossas conexões sociais são provavelmente a característica mais importante de uma vida longa, saudável e feliz”, disse Dr. James O’Keefe.

O estudo foi publicado na Mayo Clinic Proceedings.

Talvez te interesse ler também:

OS 20 ESPORTES MAIS PERIGOSOS (MAS QUÃO MORTAIS ELES SÃO?)

COMO SUPERAR O MEDO DE ÁGUA E APRENDER A NADAR

O ESPORTE IDEAL PARA CADA TIPO DE CRIANÇA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...