Campeões mundiais de civilização: torcedores senegaleses limpam as arquibancadas depois da partida na Copa


Os torcedores da seleção do Senegal limparam as arquibancadas após o jogo contra a Polônia. O gesto deles tem girado todo o mundo. E pensa no racismo mundial ao se depararem com esta realidade: os torcedores senegaleses na Copa do Mundo 2018 já venceram no quesito boas maneiras (enquanto o Brasil já perdeu de feio com a história da moça russa).

Depois da vitória contra a Polônia, os Leões de Teranga, assim se definem os defensores da equipe nacional de futebol do Senegal, na estréia deles na Copa do Mundo da Rússia, foram limpar e jogar fora os resíduos deixados na arquibancada em que eles tinham acabado de festejarem.

Esse povo super colorido nas vestes, nos deram a lição de civilização e educação que sonhamos e que está documentada por inúmeros vídeos que instantaneamente se tornaram viral em várias mídias. Adeus garrafas, recipientes de papel e copos de plástico: os torcedores senegalesas arregaçaram as mangas e facilitaram o trabalho do pessoal da limpeza.

tweeter senegalFoto Twitter

Senegal está em sua terceira vitória em uma Copa do Mundo depois daquela contra a França em 2002 e outra no gol de ouro contra a Suécia, alguns dias depois.

Para sermos justos, na Copa do Mundo de 2018, os senegaleses não foram, até agora, os únicos a mostrarem um forte senso de civilização.

Até mesmo os japoneses, depois de vencerem o jogo da última segunda-feira contra a Colômbia, deixaram impecáveis as arquibancadas do estádio de Saransk. O que para estes no entanto não é nada novo, já que por esse mesmo gesto, os japoneses ficaram famosos na Copa do Mundo em 2014 no Brasil.

Normal? Absolutamente, dado que, como comentou a BBC sobre o Japão, é “comportamento normal da cultura japonesa, ensinado desde a infância e aplicado a todos os aspectos da vida cotidiana”.

Há muito o que aprender com estes exemplos. Além da questão “limpeza”, o que mais nos chama a atenção é o senso de respeito ao outro e ao Planeta.

Comunidade!

Copa do Mundo é sempre um momento onde nosso senso de “Pátria – Nação” se exalta em uma espécie de União.

Mas será????

VOCÊ TEM ORGULHO DE SER BRASILEIRO? QUEREMOS SABER!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...