O melhor e o pior da Copa


Tudo começou com um pontapé inicial…que não ocorreu. Ou tudo começou com os protestos que, por incrível que pareça, acabaram, ao final da Copa, com 17 presos “preventivos”? Acompanhamos o melhor e o pior da Copa…um balanço serve sempre para refletirmos sobre erros e acertos na tentativa de melhorarmos, sempre.

1. Fuleco

Ainda vamos ver qual apito tocará o juiz na história do nosso mascote, que, em risco de extinção, segue na batalha pela construção do Parque Nacional do Tatu-bola.

2. Exoeskeleto

O chute inicial que não foi dado, ou melhor, foi dado, mas não foi mostrado. Na ocasião, o jovem Juliano Pinto, de 29 anos, utilizava o exoesqueleto projetado pelo neurocientista brasileiro Miguel Nicolelis, deu alguns passos e chutou a bola da competição. Uma pena e um erro absolutamente imperdoável, pois o exoesqueleto foi um esforço que reuniu 156 cientistas e pesquisadores de todo o mundo, além do brasileiro que o projetou. Quem saberia que no final, depois do escandaloso 7×1 poderíamos nos gabar do trabalho árduo de nossos cientistas?! Mas ficou por isso mesmo. O país do futebol usou o fatídico chute como meme do jogador Fred, cuja participação no Mundial fora criticada por pouca ação em campo. Sem mais comentários!

3. Selos LEED nas arenas

Muito legal que o Brasil tenha entrado para a vanguarda da construção verde mundial. Maracanã, no entanto, poderia ter levado o ouro e ficou com a prata. Obras superfaturadas à parte, tampouco podemos desprezar o grande passo na bioconstrução que o pais deu, não é verdade?

4. Visibilidade do Brasil

E o que todos esperavam aconteceu…o Brasil foi por um mês, o foco das notícias de grande parte do mundo. Falaram de tudo, da nossa alegria e gentileza de ser. Mas falaram também da repressão da polícia durante os protestos. o Brasil é um país democrático ou não? perguntam…

5. Troca cultural entre povos

O intercâmbio cultural já foi dito por nós como um ótimo legado da Copa para nosso povo carente desse tipo de experiência. Uma coisa que somente um evento deste porte pode trazer. Ver gente do mundo inteiro chegar em seu pais, é impagável, é bom demais!

6. Descoberta Máfia dos cambistas

A descoberta da Máfia dos Cambistas da Fifa pode ser mesmo considerado o maior dos legados da nossa Copa, porém, Raymond Whelan, de 64 anos, presidente da Match, e acusado de ser um dos chefes do escândalo, fugiu pela porta dos fundos do hotel Copacabana Palace. O que dizer?????

7. Vaias e mais vaias

Vaiar o hino do Chile foi uma atitude horrorosa do brasileiro. Antes vaiaram a presidente Dilma. Podemos ter uma série de críticas ao governo Dilma, mas o Chile não tem nada a ver com nossos problemas políticos, certo? O filme da educação brasileira saiu queimado!

8. Gentrificação

Nada mais nada menos que 10,8 mil famílias foram desabrigadas para dar lugar às obras da Copa. Por mais verdes que essas obras pudessem ser, com gente não se brinca, gente em primeiro lugar!!!

9. Festas de abertura e encerramento

Não houve quem não comentasse negativamente sobre a festividade de abertura da Copa 2014. Já no encerramento, apesar da simpatia de Shakira, o povo esperava muito mais.

10. Obras superfaturadas e mal acabadas

Reclamação de gramados em mal estado, falta de luz no jogo de abertura, enchente na Arena das Dunas em Natal, invasão de chilenos no Maracanã… não foram poucos os problemas relacionados aos estádios. Entretanto, a tragédia de maior proporção, foi sem dúvidas, o acidente com o viaduto em BH. Essa não precisa de maiores comentários. Infelizmente parece que o povo se preocupou mais com o acidente lombar, sofrido em campo pelo craque Neymar, mas no exterior o viaduto repercutiu muito mais. Um acidente dessas dimensões e com perdas humanas, é inaceitável!

E para você, finalmente,

Qual foi o melhor e o pior da Copa?

( ) os 7×1 da Alemanha foi o pior 🙁

( ) os 7×1 da Alemanha foi o melhor 🙂

Terminam as partidas e este é o principal legado, querendo ou não, para a Alemanha!

A Alemanha é a campeã da Copa 2014.

E para quem tanto pediu, finalmente a Fifa vai para a sua casa. Mas para muitos, vai deixar saudade!

foto

Fonte fotos: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...