Patins in line ou 4 rodas: qual o mais adequado para um iniciante?

  • atualizado: 
Patins

Grande parte das pessoas já sentiu vontade de fazer algumas manobras com patins. Embora eles remetam à infância, podem ser usados em diferentes faixas etárias, bastando alguns cuidados de segurança.

Além da diversão garantida, praticar esse tipo de atividade traz muitos benefícios, como fortalecimento muscular, queima de calorias e melhora do equilíbrio. Existem vários tipos de patins no mercado, mas como saber qual o melhor para quem quer começar nessa modalidade? Conheça abaixo as especificações dos modelos mais comuns, quais as vantagens para a saúde e como começar a deslizar por aí.

Benefícios dos patins

Andar de patins pode ser tão proveitoso, em termos de queima de calorias, quanto correr ou caminhar. Evidentemente, tudo vai depender do tipo físico, preparo e objetivo de cada um, mas em 1 hora de prática dá para gastar de 500 a 800 calorias.

Além disso, essa é uma atividade que fortalece os músculos das pernas, abdômen e glúteos, intensificando a resistência muscular.

O equilíbrio, a concentração e raciocínio rápido também ficam melhores.

Quem sofre com problemas na coluna, como desvios ou dores, pode se beneficiar da prática, pois andar de patins força uma postura correta.

A atividade também melhora a capacidade dos pulmões, do sistema cardiovascular, e o condicionamento físico, em geral. Um outro importante ganho é o bem-estar alcançado quando se está praticando esse esporte.

Patins in line

patins in line

Como o próprio nome diz, os patins in line contam com rodas dispostas em linha, por esse motivo são muito indicados para andar em superfícies lisas, como asfaltos e parques. São fáceis de equilibrar, confortáveis e leves, mas exigem certo esforço e capacidade motora para se equilibrar.

Podem ser usados por iniciantes, pois com um pouco de treino são ótimos para manobras, pois são rápidos e flexíveis.

Patins 4 rodas

quad patins

Também conhecido com quad, os patins 4 rodas parecem um skate. Tem duas rodas na parte traseira e duas na dianteira. Por esse motivo são mais fáceis de equilibrar, sendo, inclusive, indicado para crianças.

Seu formato ajuda a dar mais equilíbrio para os praticantes, no entanto por esse motivo eles são menos velozes do que a versão in line.

Qual escolher para começar

Tanto os patins in line quanto o de 4 rodas podem ser usados por iniciantes, mas o quad sai na frente no quesito “facilidade de equilibrar”. Já o in line é mais veloz e possibilita maiores manobras. Por isso, tudo vai depender do objetivo de cada um, mas ambos são recomendados.

Dicas para começar

 Nessa tarefa de começar a praticar patins, algumas dicas são essenciais:

  • Vá com calma – As primeiras experiências com patins devem ser feitas com cautela, por pouco tempo, e esse período deve ir aumentando, conforme se adquire mais habilidade e confiança na prática;
  • Procure ajuda – Seja um profissional ou alguém que já saiba andar bem de patins, é importante que os iniciantes busquem ajuda, principalmente, para conseguir se equilibrar e aproveitar todos os benefícios que a prática tem a oferecer;
  • Use equipamentos de segurança – Esses itens são essenciais, pois quedas de patins podem ser muitos graves. O uso do capacete é obrigatório;
  • Saiba escolher os patins – Evite comprar patins em qualquer lugar, isso por que se o material for muito barato, o efeito pode ser o oposto do esperado, e os patins podem se tornar um grande favorecedor de lesões. Prefira comprar em lojas especializadas;
  • Alongue-se – Antes de começar a patinar, faça alongamento para evitar lesões;
  • Use meias – As meias ajudam a deixar os patins mais confortáveis, amortecem os pés e diminuem a fricção;
  • Aprenda a cair – Como a queda é quase inevitável quando se está começando uma atividade como essa, é essencial saber como cair para evitar lesões mais graves.
siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!