Flintstones: uma academia ao ar livre na praia do Arpoador


Os amantes das atividades físicas têm, no Rio de Janeiro, variadas opções para se exercitarem: praias, parques, jardins, academias… e até mesmo uma academia ao ar livre, na praia! É isso mesmo, e seu nome é muito especial: Flintstones!

A família da idade da pedra dos estúdios norte-americanos Hanna-Barbera batizou informalmente a academia, que se localiza na Praia do Diabo, no Arpoador, devido ao fato de todos os halteres e aparelhos serem quase rudimentares – para se ter uma ideia, não há anilhas com pesos, mas sim, blocos de concreto.

flintstones

A academia “Flintstones” foi mantida por vários anos por Abílio Bergamini – falecido em 22 de junho de 2009 – homem culto e amante da saúde e da forma física, era formado em educação física e fisioterapia. No ano de 1992, a Gatorade construiu a academia que anos após ele tomou conta, reparando e criando novos pesos e também instruindo as pessoas nos exercícios. A academia funciona hoje com ajuda voluntária de seus frequentadores.

flintstones

Nos tempos áureos, a Flintstones foi frequentada por uma média de 1.200 alunos mensalmente e toda a estrutura dessa área era mantida às custas de doações – depois de a Gatorade ter investido para a abertura do local.

Nem um incêndio, ocorrido em 2009, foi capaz de arrefecer a valente academia à beira-mar. Em um ato criminoso, as chamas foram debeladas por meio do uso de água do mar, graças ao esforço de Bergamini e outros voluntários. Na parte da vegetação destruída, foi feita uma pequena plantação, que servia a qualquer morador da região, gratuitamente.

flintstones

O local, a despeito de ser simples, tem até mesmo um código de conduta: todos os alunos são orientados expressamente a trabalharem para conservar a aparelhagem, de modo a fazer com que a Flintstones sirva a outras pessoas, por muito tempo.

flintstones

A academia, que tem o nome oficial de “Academia Pedra do Arpoador” serve para musculação principalmente; serve como opção para quem gosta desse tipo de esporte, mas não aprecia locais fechados – ou os preços altos cobrados em academias tradicionais; a Flintstones é gratuita! Afinal, com essa maravilhosa paisagem do Arpoador, quem não se encoraja a dar os primeiros passos no esporte?

Talvez te interesse ler também:

CASA FLINTSTONES EM PORTUGAL

CASA TERRACOTA: NA COLÔMBIA A CASA DOS FLINTSTONES INTEIRAMENTE FEITA DE ARGILA

FAÇA VOCÊ MESMO PESINHOS PARA GINÁSTICA COM GARRAFAS PET

Fonte fotos: marcocavallo.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...