Conheça o Projeto Prancha Ecológica: sustentabilidade e surf em uma só iniciativa

prancha pet

Você já ouviu falar no Projeto Prancha Ecológica? Então já é hora de conhecê-lo, porque seus objetivos são super importantes para expandir os conceitos da sustentabilidade aliados à prática de esportes. Para isso, seus criadores têm se empenhado em levar palestras sobre a prática do surf para todo o país.

Descrição

O gaúcho Jairo Lumertz, fanático por surf, fez uma viagem de sonho, no ano de 2004, para o Eldorado do surf: o Havaí. Lá permaneceu até 2011. Com a experiência adquirida ao longo da viagem, no ano de 2007 constrói a primeira prancha feita com garrafas pet. Na volta ao país e, a partir do encontro com a curitibana Carolina Scorsin, conta sua invenção e começa a concretizar seu plano de unir surf e sustentabilidade.

Scorsin, empolgada com a novidade, reúne o máximo de garrafas pet que consegue encontrar, naquele momento, e consegue 88 unidades. Lumertz faz sua prancha no Brasil e vão experimentar no mar. Foi um enorme sucesso e, com isso, começaram a pensar em dar palestras em escolas, explorando temas como reciclagem, o valor do esporte e sustentabilidade.

Como Jairo é muito carismático, a garotada adora suas aulas-show e cresce o número de apaixonados pelo Projeto Prancha Ecológica.

Não por acaso o lema do projeto Prancha Ecológica é: “Um por todos e todos por um Mundo Melhor!

prancha pet

Missão

Primeiramente, como observam os criadores do projeto, pretendem dar palestras sobre o esporte em escolas do país inteiro; além de promover a capacitação de professores que desejem implantar o projeto em suas escolas.

Há ainda auxílio na confecção de pranchas, por meio de oficinas e workshops envolvendo a prática; há a busca pela relevância social, dando foco do projeto a menores carentes.

Por todas essas razões, o objetivo mais utópico do Projeto Prancha Ecológica é o de vincular uma mensagem altamente positiva e de que um mundo melhor será sempre possível com o apoio de atitudes mais sustentáveis.

Resultados

Somente em outubro de 2012 a dupla percorreu 4 estados do país, levando o projeto Prancha Ecológica para vários municípios atingindo mais de 5 mil crianças, além de realizar 2 Festivais com pranchas ecológicas em Garopaba, no Sul.

prancha pet

Na sequência criaram a ONG Associação Eco Garopaba e participaram de diversos eventos no Rio de Janeiro, compartilhando experiências junto à elite do surf mundial.

Palestraram para um público superior a 6 mil crianças e, como produção de suas oficinas, chegaram a eliminar mais de 7 mil garrafas pet, que poluíam o meio-ambiente.

Interessou-se? Então conheça a Fanpage do Projeto Prancha Ecológica no Facebook, clicando aqui.

Para ver um pouco do trabalho de Jairo Lumertz, veja o vídeo abaixo:

Leia também:

setaSURFE SUSTENTÁVEL: EIS A PRIMEIRA PRANCHA FEITA DE ALGAS

setaA MUDANÇA CLIMÁTICA PODERÁ ACABAR COM AS FAMOSAS ONDAS DO SURFE

setaBRASIL É BICAMPEÃO MUNDIAL DE SURFE!!!

Fonte fotos: riozinho.net