A academia sobre o rio Sena, Paris, em um barco movido a energia humana


Literalmente pedalar sobre o Sena em um bateau mouche, admirando o belo horizonte parisiense, e, entretanto, fazer um pouco de movimento saudável. Mas isso ainda não é tudo. O barco parisiense se move através da energia produzida pelas pessoas que frequentam, digamos, esta academia muito peculiar.

Isto é o que prevê o novo projeto de Carlo Ratti Associati: uma sala fitness alimentada por energia humana.

Concebida para se deslocar ao longo do rio Sena, em Paris, o barco Paris Navigating Gym medirá 20 metros de comprimento e poderá acomodar 45 pessoas.

O projeto é de um barco completamente coberto com vidro transparente e que pode ser aberto durante o verão. Desta forma, a academia oferece uma vista extraordinária da paisagem urbana. À noite, poderá ser usado para festas e eventos.

barco sena 2

Desenvolvido em colaboração com a Technogym, o grupo sem fins lucrativos Terreform ONE e Urbem, o projeto inclui uma academia de tração humana, capaz de alimentar e de se mover usando apenas a energia produzida pelos desportistas durante seus treinos. A área fitness tem uma série de dispositivos ARTIS Technogym, que são equipamentos desportivos especiais que desfrutam a energia humana, tornando-a disponível para outros fins.

barco sena 3

Fonte fotos: carloratti.com

Esta não é a primeira iniciativa deste tipo, embora certamente é a mais impressionante. Em Bristol também existe uma academia alimentada por energia humana, graças aos equipamentos ARTIS Technogym.

Segundo os criadores, a academia, além de desfrutar o potencial energético humano, oferece uma nova experiência urbana, imaginando também uma maneira de integrar posteriormente o rio em uma infra-estrutura para a mobilidade da cidade.

“ParisNavigating Gym irá permitir que os parisienses vivam o rio durante todo o ano. Telas para a realidade aumentada instaladas na embarcação, mostrarão aos convidados a quantidade de energia produzida através da ginástica e os dados sobre as condições ambientais do rio Sena, monitorados em tempo real por sensores embutidos no veículo”, explica a equipe de design.

Chique, não? Um verdadeiro deleite para os amantes do fitness.

Especialmente indicado para você:

A ACADEMIA AO AR LIVRE QUE TRANSFORMA OS EXERCÍCIOS EM ELETRICIDADE

FLINTSTONES: UMA ACADEMIA AO AR LIVRE NA PRAIA DO ARPOADOR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...