Basta 1 hora de movimento ao dia para contrastar 8 horas de sedentarismo

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Atenção à vida sedentária! Qualquer pessoa que passe 8 horas sentado por dia, seja por motivo de trabalho ou de estudo, deve tomar medidas para preservar a sua saúde. Deve-se fazer pelo menos uma hora de movimento ao dia para contrastar as consequências negativas de um estilo de vida sedentário.

Quem nos faz este aviso são os autores de um novo estudo recentemente publicado na revista científica The Lancet. Contra um estilo de vida sedentário, todos nós devemos fazer exercício todos os dias durante pelo menos 1 hora: caminhada, pedalada, corrida, natação, ginástica, o que preferir...

A inatividade física é já considerada uma verdadeira pandemia, ainda que no mundo inteiro provavelmente se saiba, que movimentar-se ajuda a prevenir muitas doenças, da diabetes ao excesso de peso passando pelas doenças cardio-circulatórias.

Na verdade, o estilo de vida sedentário, por si só, está associado ao aumento do risco de desenvolver diabetes, doenças cardíacas e até mesmo algumas formas de câncer. São mais de 5 milhões de pessoas no mundo que a cada ano morrem pelas consequências de um estilo de vida sedentário.

Este estudo foi realizado por pesquisadores da Escola Norueguesa de Ciências do Desporto e da Universidade de Cambridge. Os especialistas observaram que as pessoas que passam oito horas por dia sentadas, mas que ao mesmo tempo são fisicamente ativas, têm menos risco para a saúde em relação aos que passam até menos horas sentados, mas que não praticam nenhum tipo de atividade física.

Uma vez que o estilo de vida sedentário e suas consequências têm implicações negativas não só para a saúde dos cidadãos, mas também sobre os cofres do Estado, os pesquisadores estão chamando os governos para agirem mais para implementar campanhas que incentivem as pessoas a entrarem em movimento, porque os números falam por si.

Em nível mundial, somente em 2015, 23% dos adultos e cerca de 80% dos adolescentes não cumpriram com as diretrizes da OMS sobre a necessidade de fazer atividade física de forma regular e de se moverem todos os dias.

De acordo com os especialistas deste estudo, para ter certeza de manter a saúde em dia, e ​​em face das oito horas gastas em uma cadeira, bastariam 60-75 minutos de movimento.

Até que não é muito, verdade?

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