Cerveja: o melhor suplemento depois de fazer esporte

Cerveja artesanal

Você já deve saber que o consumo moderado de cerveja traz benefícios inesperados para a saúde. Desde que seja de qualidade, claro, pois existem transgênicos até na cerveja! Hoje, podemos acrescentar mais um benefício: de acordo com o médico Luca Gatteschi, da seleção italiana de futebol, beber cerveja depois de praticar esportes seria mesmo melhor do que tomar um suplemento.

Aqui estão as palavras do Dr. Gatteschi que além de ser médico da seleção azul também participa do Conselho de Administração da Sociedade Italiana de nutrição, esporte e bem-estar:

"Longe do esforço, esta bebida tem efeitos positivos, e graças à sua menor quantidade de açúcar, maior conteúdo de magnésio, fósforo, cálcio e complexo B. Se for limitada a uma pequena quantidade, a cerveja é ainda mais válida que qualquer outro suplemento de energia, porque é mais completa”.

Importante ressaltar que o que é recomendado é o consumo moderado, especialmente dada a presença do álcool, que, em excesso, é obviamente prejudicial. O médico que discursou durante a conferência “Birra e salute, birra e sport” lembrou outra coisa importante:

"Para os jogadores, ou para os esportistas em geral, a melhor cerveja é a de baixo teor alcoólico e artesanal. Uma 'Gose' ou uma ’Weiss', por exemplo, depois de um jogo de tênis, teriam o mesmo valor de um suco natural de laranja. Só não podem exceder os 3-4 por cento de álcool."

E, ao que parece, particularmente favorecidas seriam as mulheres, que teriam nos benefícios da cerveja uma melhora no desempenho esportivo e um aliado na perda de cálcio dos ossos. Uma pesquisa publicada no Journal of Sport Nutrition comparou a reidratação com cerveja e água e outra somente com água, observando que as duas possibilidades são equivalentes.

Devemos, no entanto, considerar que a cerveja (se de boa qualidade) é muito rica em magnésio, um mineral essencial para a nossa saúde, especialmente depois de um desempenho esportivo. O efeito benéfico da cerveja se obtém também graças à presença do lúpulo, uma substância natural com conhecidas propriedades antioxidantes.

Mas, de que quantidades falamos? O Dr. Gatteschi recomenda uma lata ou uma garrafinha de cerveja (330 ml) de gradação média para as mulheres e duas para os homens (quantidade máxima diária recomendada).

Gostou muito de tudo isso e não vê a hora de se jogar no bar depois da pelada com os amigos, da pedalada com as amigas ou enfim, depois do teu esporte preferido? Mas, tenha em mente as palavras-chave para aproveitar os benefícios da cerveja depois dos esportes: qualidade, baixo teor de álcool e MODERAÇÃO!

Leia também:

seta

CERVEJA: 10 MANEIRAS PARA UTILIZÁ-LA DE UM JEITO QUE VOCÊ NUNCA PENSOU ANTES

seta

IRISINA, O HORMÔNIO DO ESPORTE REALMENTE EXISTE?