Quais são os benefícios de andar de bicicleta para a saúde?


Aqui temos falado, e muito, sobre as bicicletas e seus benefícios. Mas tudo muito centrado no meio ambiente e no trânsito caótico das grandes metrópoles, para estimular as pessoas a deixarem seus carros em casa, por uma menor emissão de CO2 na atmosfera e uma vida menos estressada. Só que as vantagens de andar de bicicleta vão muito além dessas. Há, comprovadamente, benesses extensas para a saúde e o bem-estar de quem pedala todos os dias.

Ou seja, como se não bastasse ser o veículo ecologicamente mais sustentável do mundo – na opinião da própria ONU – e de pouco impacto no trânsito, a bike também ajuda a manter nossa saúde, física e mental, em dia.

Confira todos os benefícios de andar de bicicleta

foto

foto: fotospublicas

Emagrece

Esse benefício é bem conhecido já que a bicicleta ergométrica é um dos equipamentos mais utilizados nas academias. Andar em ritmo moderado por apenas 30 minutos pode queimar até 260 calorias, valor aumentado consideravelmente se o ritmo e o tempo forem expandidos.

Andar de bicicleta também acelera o metabolismo, fazendo com que o organismo continue queimando calorias alguns minutos depois de sua prática.

Fortalecimento dos músculos das pernas

Quando o ciclista pedala, ele exerce força sobre os pedais que contribui no fortalecimento de vários grupos musculares, em especial o das pernas, das coxas e também da região abdominal, pois estimula a contração do abdômen.

Melhora o condicionamento físico

Se o seu fôlego já não é mais o mesmo de outros tempos, andar de bicicleta pode resolver o seu problema.

Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, principalmente se o terreno percorrido exigir mais do ciclista. Ultrapassar esses obstáculos e continuar sempre pedalando, aumentam gradualmente seu condicionamento físico, fazendo você querer pedalar por muito tempo mais.

Previne doenças crônicas

Andar de bicicleta ajuda a manter a intensidade e a frequência cardíaca, melhorando o funcionamento do coração e prevenindo doenças cardíacas.

Queima gorduras e evita o ganho de peso, deixando o risco da obesidade para trás, além de controlar os índices de colesterol.

Sem impacto nas articulações

Sabe por que não há tanta gente por ai indicando esportes como vôlei ou basquete para a prática casual?

É por causa da pressão que esses esportes fazem nas articulações. Em nível inferior, até mesmo a corrida pode prejudicar as articulações se não houver o cuidado necessário, e isso pode ser um problema bem grande para você no futuro.

Isso não ocorre com o hábito de pedalar, já que é um exercício que se pratica sentado, sem grandes impactos ou sobrecarga nas articulações. Este é um dos principais motivos pelo qual a bicicleta é indicada para todos, principalmente aos iniciantes e para quem está acima do peso, pois uma pessoa não preparada fisicamente, não conseguirá suportar grandes pressões e impactos nas articulações, podendo causar danos.

Por essas razões, além das questões ambientais e para desafogar o trânsito da sua cidade, ande de bicicleta. Sua saúde, a natureza e o tráfego agradecem!

Talvez te interesse ler também:

BALLET: 10 BENEFÍCIOS PARA CAIR NA DANÇA

A YOGA É REALMENTE PARA TODOS: VALERIE SAGUN DEMONSTRA ISSO AO MUNDO

OS 10 MELHORES ATLETAS VEGANOS DO MUNDO

Fonte foto: fotospublicas.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...