Como fazer uma caixa de fitas para melhorar a coordenação motora das crianças


Índice

É comum para quem convive com crianças que elas se interessem mais por um conjunto de pregadores do que pela boneca que anda e fala sozinha. Isso acontece por que quanto mais simples os brinquedos, maiores são as chances de estimular a criatividade da criança, dando espaço para o que ela faz melhor: imaginar.

Por isso, é importante incentivar os pequenos a brincarem de modo livre.

Uma das grandes incentivadoras do respeito e do estímulo à autonomia e curiosidade infantil foi a educadora Maria Montessori, idealizadora do método Montessori, que tem como premissa o fato de que o processo educacional tem que acontecer a partir da evolução da criança, estabelecendo um vínculo de confiança de que ela é capaz, de modo a estimular também a curiosidade e percepção de mundo dela.

Existem vários brinquedos que utilizam materiais muito simples e que têm como base o método Montessori. É o caso da caixa de fitas. Nele, a criança é estimulada a brincar com os tamanhos das fitas presas em uma caixa, observando o material, espessura, até onde cada fita vai.

caixa fitas 2

Fonte foto

Além de divertida, a caixa de fitas ajuda a melhorar a coordenação motora fina e o raciocínio lógico. Quer aprender como faz? Confira abaixo:

Materiais

  • 1 caixa de papelão
  • Lápis
  • Fitas de diferentes tamanhos e materiais
  • Fita adesiva
  • Tesoura
  • Tinta (opcional)

Como fazer

Na primeira etapa, caso queira deixar a caixa mais bonita, você pode pintar com tinta de sua preferência e esperar secar, mas isso é opcional.

Em seguida, faça furos nas duas extremidades da caixa, em diferentes posições e passe as fitas por eles. É importante que a fita passe pelos dois lados da caixa. Faça um nó para que ela não se solte.

Procure utilizar matérias diferenciados, como feltro e corda, e deixe as fitas em diferentes tamanhos também.

Termine selando a caixa com fita adesiva para que ela não abra durante a diversão da criança. Feito isso, é só explorar o potencial dessa brincadeira tão simples e tão interessante!

Talvez te interesse ler também:

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

COMO SE FESTEJA O ANIVERSÁRIO SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...