Como se festeja o aniversário segundo o método Montessori


O aniversário é um momento muito especial e muito aguardado pelas crianças pois elas adoram juntar seus amiguinhos para festejar com elas. Mas você sabe como se comemora o aniversário de acordo com o método Montessori? Faz-se um verdadeiro ritual em torno do qual o aniversariante se torna o protagonista de uma jornada muito importante.

Entre os inúmeros ensinamentos e informações educacionais super valiosos que Maria Montessori nos deixou, a festa de aniversário da criançada vai muito além da nossa tradição de festejar apagando velinhas e dando presentes. Para a mestre Montessori, é fundamental que cada criança celebre a sua história de vida.

Por esta razão, ela concebeu um rito muito bonito e muito sugestivo …

O ritual de aniversário no método Montessori

No meio da sala coloca-se um círculo dividido em doze marcadores que representam os meses do ano. No centro do circulo há um sol com uma vela. No marcador correspondente ao mês do aniversário da criança, há um pequeno mapa-múndi e a quantidade de velas que representam os anos de vida do aniversariante.

Todos os convidados ficam sentados ao redor do círculo e o protagonista da festa pode endossar uma coroa na cabeça. Quando tudo estiver pronto, o festejado acende a vela do sol (que simboliza o momento em ele que veio à luz) e subitamente depois, pega o mapa-múndi (que simboliza a terra girando ao redor do sol) e, a partir do seu mês de aniversário, o faz girar completando uma volta para cada ano de sua vida.

aniversario montessori 1

Foto: Pinterest

aniversario montessori 2

Foto: graceandgreenpastures.com

À cada giro (ano de vida), a criança ajudada por fotos que representem os momentos mais importantes de cada ano de sua vida, ela fala sobre tais eventos e conta assim um pouco de sua história.

Os eventos mais importantes de sua vida podem ser representados, por exemplo, pela primeira vez em que a criança caminhou, o seu primeiro dia no jardim de infância, o nascimento de um irmãozinho, uma viagem especial e assim por diante. À cada volta completada, acende-se uma vela colocada ao lado do marcador do mês de seu aniversário (simbolizando cada ano de sua vida).

Este é um rito de celebração que envolve ativamente a criança, mostra-lhe o conceito de tempo e lhe ensina dar valor às coisas belas e importantes da vida, e tudo isso em uma atmosfera de compartilhamento com os outros.

aniversario montessori 3

Foto: happybirthdaymontessori

Dicas para organizar uma festa no estilo Montessori

Se você quiser seguir os princípios fundamentais do método Montessori para organizar sua festa, tente seguir as seguintes dicas:

Local da festa: um ambiente simples que pode ser a tua própria casa, a escolinha da criança ou um parque ao ar livre.

Brincadeiras: evite aqueles mega brinquedos infláveis, aquelas festas super estruturadas com animação e pessoas que fazem tudo pelas crianças. No método Montessori ensina-se à criança a ser o mais independente possível de acordo com a sua idade. Deixe as crianças livres para escolherem suas brincadeiras.

Alimentação: o ideal é que a criança ajude a preparar o bolo, deixe-a enfeitar o bolo do seu aniversário como ela quiser, e estimule ela a ajudar na preparação do menu e por que não das receitas? Elas podem ajudar a montar os sanduíches, a decorar a mesa, a moldar os biscoitos e assim por diante.

Gostou destas dicas? Que gênio a Maria Montessori, não é verdade?

Foto capa: dayspringmontessori




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...