Crianças precisam de regras tanto quanto de amor


A educação de uma criança é das tarefas mais difíceis que existem, no entanto, há algumas premissas que pouca gente discorda: crianças precisam de afeto, de cuidado e de limites. E todos esses “pré-requisitos” são igualmente importantes, mas alguns são mais desafiadores do que outros. É o caso dos limites.

Muitos pais acabam se perdendo na tarefa de dizer “não” para os filhos e isso, embora pareça conveniente em um primeiro momento, pode atrapalhar bastante o desenvolvimento das crianças, pois elas precisam de regras, tanto quanto de amor.

“Um não é necessariamente uma rejeição do outro ou uma prevaricação, mas pode demonstrar confiança em sua força e suas habilidades. É o corolário necessário de dizer sim: ambos são muito importantes”, explica o psicólogo Luca Mazzucchelli.

As regras, no entanto, devem ser poucas e claras. Também precisam ser consistentes e constantes. Não adianta muito ter uma regra para cada coisa, e não cumprir ou somente segui-las de vez em quando.

Para essa difícil tarefa, uma boa dose de empatia ajuda muito. Estar em sintonia com o que a criança sente não significa fazer tudo o que ela quer, mas orientá-la e explicar o porquê dos “nãos” que ela recebe.

Abaixo confira algumas dicas para estipular regras para os pequenos:

  • Evite fazer pedidos vagos e mal explicados, pois quanto mais complexo e longo, mais difícil será para a criança entender a orientação
  • Faça regras de acordo com a faixa etária da criança, não adianta estipular ordens que o seu filho ainda não consiga cumprir
  • Não grite para impor o que você quer, pelo contrário, fale baixo e pausadamente
  • Evite fazer chantagens para conseguir fazer a criança obedecer, ela precisa seguir as regras entendendo a premissa delas, e não por que vai conseguir algo depois.

E quando a criança seguir a regra estipulada, elogie. Reforce o comportamento positivo, pois isso é essencial para que o seu filho veja que fez algo que te deixou feliz.

Isso, no fim das contas, é tudo que eles querem. Lembre-se disso.

Talvez te interesse ler também:

SÍNDROME DA CRIANÇA IMPERADOR – O QUE É E COMO LIDAR COM ESSE PROBLEMA

8 FRASES QUE NUNCA DEVEMOS DIZER ÀS CRIANÇAS

AÇÚCAR É COMO ÁLCOOL PARA CRIANÇAS: DANIFICA O FÍGADO E O CÉREBRO DELAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...