Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. DIVULGUE!

  • atualizado: 
gravidez na adolescência

Apesar de ser um momento único na vida das pessoas, poucos se arriscariam a defender que a gestação aconteça precocemente, na adolescência. No entanto essa é a realidade em muitos lugares.

Na América Latina e Caribe, a taxa de gravidez nessa faixa etária é a segunda mais alta do mundo, com uma média de 66 nascimentos para cada mil meninas em idade entre 15 e 19 anos. A média mundial é de 46 nascimentos a cada mil meninas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pensando na importância da conscientização e engajamento é que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança no dia 1° de fevereiro a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A ideia é engajar especialistas da área, como pediatras e hebiatras, no trabalho de prevenção da gravidez precoce.

O Projeto de Lei que instituiu a Semana foi aprovado e sancionado, recentemente, pelo Congresso Nacional e pelo presidente Jair Bolsonaro.

 

Várias ações serão realizadas na primeira semana de fevereiro, como fornecimento de dados, estatísticas, manuais e guias para que os profissionais possam orientar seus pacientes adolescentes sobre a importância de se prevenir adequadamente.

O direito de viver a adolescência

A gravidez na adolescência ‘tira” do jovem o direito de ser criança, traz uma carga de responsabilidade que só deveria existir quando já há maturidade e por escolha, não “por acidente”.

Geralmente, as meninas, as maiores prejudicadas nesse caso, acabam abandonando os estudos e até mesmo ficando grávidas outras vezes, em um curto espaço de tempo. Há ainda uma preocupação com a saúde das garotas, que podem desenvolver problemas, como pressão arterial, eclâmpsia e pré-eclâmpsia durante a gravidez. Os bebês podem sofrer ainda com baixo espaço e prematuridade.

Confira a programação no teu estado

Cada estado brasileiro fará uma série de iniciativas na Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

É possível acompanhar a programação de cada estado neste link: CLIQUE AQUI

Divulgue esse evento de grande importância para a nossa sociedade. 

Talvez te interesse ler também:

DANOS VASCULARES JÁ NA ADOLESCÊNCIA CAUSADOS POR TABAGISMO E ÁLCOOL

COMO CRIAR MENINAS FORTES E SEGURAS

MÚSICAS MACHISTAS CANTADAS POR MULHERES! COMO ASSIM? UM RECADO PARA AS NOVINHAS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!