Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência. DIVULGUE!


Apesar de ser um momento único na vida das pessoas, poucos se arriscariam a defender que a gestação aconteça precocemente, na adolescência. No entanto essa é a realidade em muitos lugares.

Na América Latina e Caribe, a taxa de gravidez nessa faixa etária é a segunda mais alta do mundo, com uma média de 66 nascimentos para cada mil meninas em idade entre 15 e 19 anos. A média mundial é de 46 nascimentos a cada mil meninas, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pensando na importância da conscientização e engajamento é que a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) lança no dia 1° de fevereiro a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

A ideia é engajar especialistas da área, como pediatras e hebiatras, no trabalho de prevenção da gravidez precoce.

O Projeto de Lei que instituiu a Semana foi aprovado e sancionado, recentemente, pelo Congresso Nacional e pelo presidente Jair Bolsonaro.

Várias ações serão realizadas na primeira semana de fevereiro, como fornecimento de dados, estatísticas, manuais e guias para que os profissionais possam orientar seus pacientes adolescentes sobre a importância de se prevenir adequadamente.

O direito de viver a adolescência

A gravidez na adolescência ‘tira” do jovem o direito de ser criança, traz uma carga de responsabilidade que só deveria existir quando já há maturidade e por escolha, não “por acidente”.

Geralmente, as meninas, as maiores prejudicadas nesse caso, acabam abandonando os estudos e até mesmo ficando grávidas outras vezes, em um curto espaço de tempo. Há ainda uma preocupação com a saúde das garotas, que podem desenvolver problemas, como pressão arterial, eclâmpsia e pré-eclâmpsia durante a gravidez. Os bebês podem sofrer ainda com baixo espaço e prematuridade.

Confira a programação no teu estado

Cada estado brasileiro fará uma série de iniciativas na Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

É possível acompanhar a programação de cada estado neste link: CLIQUE AQUI

Divulgue esse evento de grande importância para a nossa sociedade.

Talvez te interesse ler também:

DANOS VASCULARES JÁ NA ADOLESCÊNCIA CAUSADOS POR TABAGISMO E ÁLCOOL

COMO CRIAR MENINAS FORTES E SEGURAS

MÚSICAS MACHISTAS CANTADAS POR MULHERES! COMO ASSIM? UM RECADO PARA AS NOVINHAS




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...