Gengiva inchada no bebê – como curar o mais rápido possível


Quase que de um dia para o outro aparece na boca do bebê um dentinho. É óbvio que os pais se derretem com o nascimento dos primeiros dentes, mas sabem também que antes desse importante acontecimento, eles precisaram aguentar por algum tempo irritação, noites mal dormidas e choro. Isso por que quando o dente está nascendo, a gengiva do bebê fica muito sensível e pode doer.

Geralmente eles ficam com a gengiva inchada entre os 4 e 9 meses de idade, mas pode variar, pois cada criança tem um ritmo diferente de crescimento. Nessa fase, o pequeno fica mais irritado e tende a colocar absolutamente tudo na boca para aliviar o incômodo.

No entanto, existem medidas caseiras para aliviar o desconforto do bebê. Conheça abaixo algumas delas.

Remedinhos naturais

1. Brinquedos, como mordedores

No mercado é possível encontrar itens específicos para bebês nessa fase. A ideia é justamente deixar eles morderem tais objetos, que geralmente são feitos de silicone ou borracha. Experimente colocar um pouco na geladeira antes de dar para o bebê, pois o frio reduz o inchaço e inflamação.

Existem ainda colares e objetos de madeira que podem ajudar também.

2. Toalha fria

Você não precisa comprar brinquedos para o bebê morder, se não quiser. Uma simples flanela pode ser útil para aliviar o desconforto. Basta deixar no congelador por 15 minutos e dar para o bebê morder.

3. Vegetais e frutas congeladas

Além de nutritiva, essa dica também é útil para diminuir a gengiva inchada do bebê. Corte um pedaço de maçã ou cenoura cozida, envolva em uma toalha (para evitar engasgos) e deixe o pequeno roer.

4. Chá de camomila

Reutilize a camomila que restou dentro do saquinho de chá. Abra o saquinho, retire a camomila de dentro, misture-a em água e coloque este chá fraquinho em cubos de gelo. Depois, envolva um cubo em uma toalha e dê para o bebê brincar de morder. A camomila tem poder calmante.

5. Iogurte

Esse item também pode ajudar a aliviar a gengiva inchada, basta deixa-lo geladinho e dar para o bebê.

6. Colher gelada

Uma simples colher, retirada da geladeira, é suficiente para minimizar o desconforto que o bebê sente quando os dentinhos começam a nascer.

7. Sorvete

Por ser gelado, um picolé é bem efetivo também como medida caseira para aliviar a dor nas gengivas. Prefira as versões feitas com frutas, que são mais saudáveis e sem açúcar!

8. Biscoitos

Faça biscoitos caseiros divertidos e deixe o bebê morder. Além do alívio, vai ser também uma ótima diversão para ele.

Talvez te interesse ler também:

ÓLEOS ESSENCIAIS QUE PODEM SER USADOS NA GRAVIDEZ, AMAMENTAÇÃO E EM BEBÊS

ESQUISADORES ALERTAM PARA OS PERIGOS DO LENÇO UMEDECIDO PARA BEBÊS

NARIZ ENTUPIDO EM BEBÊS E ADULTOS: OS 15 MELHORES REMÉDIOS NATURAIS




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...