Colar de âmbar, benefícios e como usar

O âmbar, muitas vezes considerado como um mineral, ou uma gema (pedra preciosa ou semi), é na verdade uma resina fóssil, originada de árvores, principalmente pinheiros, e também plantas leguminosas que sofreram polimerização ao ficarem enterradas por milhões de anos. Estima-se que elas existam desde a Idade da Pedra. No âmbar é possível encontrar, além de espécies vegetais, insetos e outros micro-organismos fossilizados, o que torna esse item bastante singular.

Este mineralóide chamado âmbar é muito usado em peças ornamentais, tais quais pingentes, brincos e colares. E hoje vamos falar do colar de âmbar, que é um acessório bastante conhecido pelos papais e mamães de crianças pequenas. Vejamos porquê:

O que é colar de âmbar

O colar de âmbar é um acessório que, muitos pais garantem, ajuda muito a aliviar dores e incômodos do bebê, principalmente na fase de dentição. Isso por que ele contém ácido succínico, um composto químico que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, atuando como analgésico e anti-inflamatório natural. Quando em contato com a pele, há liberação dessa substância no organismo.

Mas não só em crianças se usa o âmbar para fins terapeuticos. Adultos também podem se beneficiar deste mineralóide, além dos animais de estimação. Acredita-se que uma coleira de âmbar em pets possa ser usada como método preventivo de pulgas, isso porque o âmbar contém terpeno, um repelente natural muito utilizado em produtos repelentes de insetos.

No entanto, para conseguir esses benefícios, é necessário verificar a autenticidade da peça e se ela é originária da região dos Bálticos.

Benefícios do âmbar para adultos e crianças

Embora não existam ainda pesquisas científicas que comprovem os benefícios do uso do colar de âmbar, já se sabe que o ácido succínico é um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e analgésico e está presente em 11% do âmbar báltico.

As vantagens de utilizar o colar de âmbar para as crianças são:

  • Efeito analgésico, que pode ser útil, principalmente para amenizar processos dolorosos, como nascimento de dentes;
  • Efeito calmante;
  • Tem ação sobre o sistema imunológico, fortalecendo o organismo, prevenindo gripes, resfriados, entre outras doenças;
  • Possui poder anti-inflamatório e antibiótico.

Já no caso dos adultos, além dos benefícios anti-inflamatórios e analgésicos, o colar de âmbar pode ser útil para:

  • Tratar dores, como artrite, reumatismo e tendinite;
  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajudar na renovação celular, já que é antioxidante;
  • Reduzir a ação negativa de outras pessoas, por meio do equilíbrio energético.

Como comprar e usar o colar de âmbar em bebês

colar ambar 1

Entre as medidas a serem adotadas, caso você opte por usar o âmbar em bebês, estão verificar a autenticidade da peça, no ato da compra. É essencial que seja um colar de âmbar báltico, para conseguir aproveitar os benefícios do ácido succínico.

Outra coisa importante a verificar é o tamanho das contas, que não devem ser muito grandes, nem muito pequenas, e terem nós entre elas para evitar que as contas se soltem e o bebê tente colocar alguma delas na boca.

O tamanho do colar deve ser na medida do pescoço do bebê, nem muito justo, nem muito apertado. É importante verificar se o fecho é um pino cilíndrico que fecha o acessório, pois eles são mais difíceis de abrir.

O colar deve ser colocado sobre a pele e não sobre a roupa, pois precisa aquecer, em contato com a temperatura corporal.

Nunca deixe o bebê sozinho utilizando o colar, retire-o para dormir e também quando não puder ficar perto da criança.

Dúvidas mais frequentes

Com quanto tempo a criança pode usar este colar?

O colar de âmbar é indicado para bebês maiores de três meses, desde que sempre supervisionados, tendo em vista que crianças colocam objetos na boca e podem sufocar com tais objetos.

Como saber se o colar é de autêntico âmbar báltico?

Existem comerciantes que apresentam um certificado de garantia no ato da compra.

Dicas especiais e cuidados

Conheça abaixo algumas dicas para fazer um bom uso do colar de âmbar:

  • Higiene – Para higienizar as peças, é recomendado lavar em água corrente, com sal e deixar secar ao sol.
  • Cuidados de uso – É essencial evitar o uso do colar em piscinas, pois o cloro desgasta as peças. Cosméticos, como hidratantes, cremes e sabonetes podem comprometer o bom funcionamento do ácido succínico, por isso evite que o colar entre em contato com esses produtos.
  • Tamanho adequado – Para crianças menores de 4 anos, o tamanho ideal é de 33 centímetros, já os maiores podem usar colares com 38 centímetros.
  • Segurança – Saiba contudo que alguns profissionais médicos não recomendam o uso do colar de âmbar antes dos 4 ou 5 anos de idade, pois existe risco de a criança engolir alguma peça ou ser asfixiada. No entanto, quem quiser utilizar esse acessório nas crianças pequenas deve sempre lembrar de seguir as regras de segurança e supervisionar o pequeno sempre. Consulte um pediatra de confiança se quiser saber a opinião dele a respeito da utilidade, ou não, da peça, além da sua eficácia.
Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para GreenMe desde 2017.