Impetigo em bebês – Causas, Transmissão e Tratamentos Caseiros


Ter pele de bebê é sempre um elogio. Lisinha, macia, novinha em folha. No entanto, o que a pele dos pequenos tem de bonita, tem de frágil. São inúmeras as doenças que podem atingi-los nos primeiros anos.

Muitas delas se confundem por serem muito semelhantes em seus sintomas. Por exemplo, já ouviu falar de impetigo? Por ano, segundo a Agência de Saúde Pública do Canadá, mais de 100 milhões de pessoas são diagnosticadas com a doença. Em geral, é um problema benigno, desde que o tratamento seja feito corretamente.

Saiba agora tudo sobre o impetigo.

O QUE É IMPETIGO?

O impetigo é uma doença infecciosa, contagiosa, causada por duas bactérias: Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.

No geral, esses micro-organismos vivem, sem causar problemas, no organismo humano, na boca, na pele e no trato respiratório. No entanto uma queda na imunidade, a presença de algum ferimento ou mesmo a manifestação de outras doenças podem desencadear o impetigo.

Ele é mais comum em bebês e crianças pequenas, mas atingem adultos também.

O tempo úmido, as más condições de higiene, as aglomerações, as lesões na pele e sistema imunológico debilitado são fatores de risco para o desenvolvimento dessa enfermidade.

FORMAS DE TRANSMISSÃO E CAUSAS DO IMPETIGO

Como mencionado, o impetigo é uma doença contagiosa, que pode ser transmitida por várias vias: contato direto com feridas ou secreções de pessoas infectadas e objetos contaminados.

Uma vez transmitida, a bactéria leva de quatro a dez dias para se manifestar.

Por ser contagiosa, é necessário que a pessoa contaminada fique isolada para não transmitir a doença, embora no período de incubação do impetigo já seja possível contagiar outras pessoas.

ECTIMA E OUTROS TIPOS DE IMPETIGO

Entre os tipos de impetigo, o mais grave de todos é o ectima, que atinge as camadas mais profundas da pele, gerando úlceras, pus e deixando cicatrizes.

Essa forma da doença acomete principalmente os membros inferiores e pode ter como sintoma também o aumento dos gânglios linfáticos, reação que ocorre quando o sistema imunológico entra em ação para combater o agente agressor.

Além do ectima, há ainda duas formas da doença: o impetigo comum ou não bolhoso e o impetigo bolhoso.

O comum gera pequenas bolhas, muito parecidas com espinhas ou picadas de insetos, mas que quando estouram, não deixam marcas. Geralmente, acomete o rosto, mas pode surgir em outros lugares, como braços e pernas.

Costumam coçar bastante e são as formas mais comuns da doença.

Já o impetigo bolhoso, embora se assemelhe no começo com o não bolhoso, tende a evoluir mais rapidamente, produzindo bolhas maiores, cheias de líquido amarelo, em regiões como peito, abdômen e braços.

Essas lesões também podem coçar, mas não costumam deixar marcas.

TRATAMENTOS CASEIROS

calendula

Além do tratamento convencional, que, geralmente, inclui administração de antibióticos por via oral ou em forma de pomadas e cremes, é possível recorrer a medidas caseiras para auxiliar na cura do impetigo. Conheça algumas dessas possibilidades:

ALHO

O alho é reconhecidamente um antibiótico natural e ajuda ainda a aliviar a dor e coceira, causadas pelo impetigo. Para utilizar o alho para esse fim, adicione 2 colheres (sopa) de óleo de gergelim e frite 2 ou 3 dentes de alho picados. Deixe esfriar, retire o óleo e passe no local da lesão uma ou duas vezes ao dia. É possível ainda incluir o alho cru na alimentação.

CALOR

O calor também pode ser um importante auxiliar para matar as bactérias e secar as feridas. Para tanto, embeba um pano em água quente e aplique na região afetada, várias vezes ao dia.

VINAGRE BRANCO

O vinagre também pode ser muito útil no tratamento de lesões, como o impetigo. Para isso basta misturar uma colher (sopa) de vinagre branco e 2 copos de água morna. Passe a solução na pele infectada, com auxílio de um algodão. Depois, seque e aplique um óleo ou pomada antibiótica e cubra a área com gaze. Faça esse processo de duas a três vezes ao dia.

BATATA

A batata também tem muitas propriedades interessantes: é antibacteriana e antioxidante, ajudando a eliminar as bactérias e proporcionando um maior estímulo para a cicatrização. Utilize a batata como curativo, cortando rodelas e cobrindo com gaze ou use a medida de 20g por litro de água e beba três xícaras ao dia.

REPOLHO

O repolho também é muito útil para tratar o impetigo, tendo em vista que ele ajuda a deixar a pele mais saudável e auxilia na cicatrização das feridas. Para usar o repolho para esse fim faça um suco das folhas de repolho e beba essa mistura, várias vezes ao dia.

MISTURA DE ÓLEOS

Utilize 1 colher (sopa) de óleo de amêndoa, ½ colher (chá) de óleo essencial da árvore do chá (Rosalina – Melaleuca ericifolia) e ½ colher (chá) de alfazema. Misture os ingredientes em um recipiente e aplique uma gota na lesão, várias vezes ao dia. A Melaleuca tem propriedades antibacterianas e a Alfazema, anti-inflamatórias.

ALOE VERA

A Aloe Vera tem propriedades antissépticas, antibacterianas e anti-inflamatórias. Ela ajuda a secar as feridas e reparar a pele. Para utilizar a Aloe vera, basta passar o gel da babosa na região afetada, deixando agir por 30 minutos. Faça esse procedimento de 2 a 3 vezes ao dia, por uma semana.

CALÊNDULA

Faça uma infusão misturando 250ml de água fervente e 2 colheres (sopa) de calêndula. Deixe descansar por 20 minutos e aplique nas feridas, com auxílio de um algodão, três vezes ao dia. A Calêndula tem propriedades antimicrobianas.

HIDRASTE

Faça um chá com 1 colher (sopa) de hidraste em pó e 1 copo de água quente. Coe, deixe esfriar e passe nas lesões. Também é possível aplicar o creme ou loção de hidraste na pele várias vezes ao dia. O hidraste tem propriedades antissépticas e antibacterianas.

EXTRATO DE SEMENTE DE TORANJA

O extrato da semente de toranja atua como um desinfetante atóxico e pode ser bem útil no tratamento do impetigo. Basta adicionar algumas gotas do extrato e duas colheres (sopa) de água e aplicar a solução, com auxílio de um algodão, na região afetada, de duas a três vezes ao dia.




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...