Conheça um parque 100% acessível que é pura diversão


O projeto Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO) foi criado para tornar brinquedos acessíveis às crianças com e sem deficiência, para que possam trocar experiências de forma lúdica.

O objetivo principal é que todas as crianças tenham a oportunidade de brincar com segurança e ampliar experiências motoras, cognitivas e sensoriais, de modo a favorecer àquelas crianças com mobilidade reduzida e/ou alterações sensoriais e intelectuais a melhorarem a sua autoestima pela promoção da acessibilidade social, um caminho para uma sociedade sem preconceitos.

O Anna Laura Parques Para Todos nasceu como uma homenagem a Anna Laura Petlik Fischer, uma menina saudável e inteligente que nos deixou em 30/05/2012. Abraçaram a causa várias pessoas, instituições e empresas para a criação de quarto parques acessíveis anualmente. O primeiro foi instalado no bairro da Mooca, em São Paulo, em 2014. Estão sendo criados parques em Porto Alegre, Araraquara, Recife.

Os parques são 100% acessíveis e instalados ao ar livre, logo estão num ambiente muito agradável. Além de terem sido projetados para a interação lúdica, são brinquedos terapêuticos que permitem a socialização das crianças.

Os brinquedos do parque foram projetados para trabalhar vários tipos de habilidades. Há um balanço, por exemplo, adaptado para cadeira de rodas, permitindo a interação entre as crianças e ampliação do olhar delas para o diferente. Um outro brinquedo é o painel pictograma, que favorece a comunicação através de símbolos/figuras, a contação de acontecimentos, a escolha dos brinquedos do parque para estimular a autonomia da criança. O painel espelho deformante foi pensado para favorecer a percepção, a imagem corporal e a noção de espaço. Conheça esses e outros brinquedos aqui.

Existe a possibilidade de o projeto ser expandido para todo o país.

Se você ficou interessado em levar o Anna Laura Parques Para Todos para a sua cidade, consulte os procedimentos e a documentação necessária para tornar a sua cidade um lugar sem barreiras.

Talvez te interesse ler também:

VERÃO PARA TODOS: O MAR DE INCLUSÃO E DE ACESSIBILIDADE NAS PRAIAS DO BRASIL

TURISMO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: O BRASIL QUE A GENTE QUER

LEGO E SEU PRIMEIRO BONECO CALDEIRANTE: #TOYLIKEME

Fonte foto: annalaura.org.br




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...