Por que devemos deixar a criança se sujar?


Estudos que avaliam as conexões entre o contato com sujeira e o desenvolvimento do sistema imunológico têm concluído que nossa obsessão moderna por limpeza e higiene pode estar levando a um aumento na incidência de alergias, asma, doenças inflamatórias intestinais e outras doenças, inclusive a leucemia infantil.

A preocupação acomete especialmente os pais, que buscam o tempo todo impedir que os filhos entrem em contato com germes e impurezas de toda sorte, algo que, acreditam, pode trazer danos à saúde dos pequenos. Não é o que afirma Mary Ruebush, autora do livro “Why Dirt is Good: 5 Ways to Make Germs Your Friends” (Porquê sujeira é bom: 5 Maneiras de Tornar os Germes seus Amigos, em tradução livre).

“O que a criança está fazendo quando coloca coisas na boca é permitindo que seu sistema imunológico explore o ambiente”, pontua a autora. “Isso não só permite que suas respostas imunológicas sejam praticadas, o que é necessário para a sua proteção, como também tem o papel essencial de ensinar ao sistema imunológico imaturo da criança o que deve ser evitado”, conclui.

Assim como qualquer músculo do nosso corpo, o sistema imunológico deve ser exercitado. É assim que ele conseguirá completar seu desenvolvimento e fortalecer sua resistência.

Não que isso seja um chamado para que todos os pais deem terra para seus filhos na hora da janta… O ponto é simplesmente relaxar e direcionar a preocupação para outros âmbitos. As crianças são muito mais fortes do que imaginamos. E, afinal, como acabamos de ver, se sujar faz bem!

As informações são do portal Wake up World.

Que tal deixarmos as crianças serem crianças?!

Leia também: A ÁGUA SANITÁRIA AUMENTA O RISCO DE INFECÇÕES EM CRIANÇAS

Fonte foto: babygaga.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...