Co-sleeping: nesta mega cama cabe a família toda


Uma família resolveu a questão das noites, dos chamados, dos medos e dos pesadelos dos filhos, arranjando uma “camona” para seis – sim, quatro filhotes, pai e mãe. Esta foi a solução da família de Ryan e Kim Constable, da Irlanda, para poder ter noites tranquilas para todos.

Também conheci uma família que, à falta de cama tão grande que coubesse todo mundo, mandaram fazer um super-colchão para quatro – foi o jeito que encontraram para poderem dormir enquanto um dos pequenos ficava acordadíssimo durante as madrugadas.

A solução de Ryan e Kim foi construírem um leito de 5,5 metros de comprimento – nele dormem pai, mãe, e os 4 filhos, com idades que variam de 5 a 11 anos. A cama gigante, que foi projetado por ambos os pais para o conforto de todos os membros da família, está localizada em um quarto espaçoso e acomoda bem a todos.

Como surgiu essa ideia?

As crianças dos Constable sempre dormiram com os pais desde pequenos – essa é uma opção de várias famílias, seja por convicção (de que os bebês são protegidos da “morte súbita” quando dormem junto aos pais) seja por comodidade (de não ter que se levantar, ou sair do quarto, quando o bebê chama de noite) ou seja por se acreditar que crianças sentem falta de pais durante o sono (eu acredito nisso, digam os estudiosos o que disserem).

Com o nascimento do segundo filho, o primeiro que já estava se acostumando a dormir sozinho, voltou para o quarto dos pais e assim foi, filho após filho, quatro crianças e seus pais dormem juntos.

É problema? Só se você não tiver espaço físico, ou espaço emocional!

Na “camona” de quase 6 metros os Constable dormem tranquilos e, antes de adormecerem, compartilham histórias e jogos.

Ah, mas cadê a intimidade do casal? Sim, esta é uma das questões mais colocadas pelos que observam a foto da cama gigante dos Constable.

Como diz a mãe de todos, a principal vantagem desta invenção é que as noites do casal já não são tão intranquilas quanto antes:

“Algumas pessoas tendem a pensar que deixam de ser pais depois das 20 h quando as crianças vão para a cama, e que elas devem ser deixadas sozinhas em um quarto escuro para dormir durante a noite, mas a realidade é que você não pode sempre fazê-lo”.

E a intimidade do casal?

E a intimidade? Para essa parte, natural e necessária, o casal tem um quarto extra, e defendem sua intimidade com clareza, perante as crianças que, nesses momentos, dormem sozinhas no quarto comum.

Você vê problemas nisso? Será que esta não é uma solução saudável enquanto suas crianças ainda te requisitam à noite?

Leia mais sobre crianças:

MÉTODO MONTESSORI: 10 PRINCÍPIOS PARA EDUCAR CRIANÇAS FELIZES

MEDITAÇÃO PARA CRIANÇAS: TÉCNICAS E BENEFÍCIOS

ENSINE AS CRIANÇAS A DIZEREM NÃO AO CONSUMISMO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...