Qual é a melhor idade para tirar a fralda da criança?


Muitos pais ficam com dúvidas sobre a idade adequada para o desfraldamento, que é o momento em que a criança passa a não usar mais a fralda.

Em entrevista para a Rádio EBC, o pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Marcelo Braz, explica qual é o momento certo para fazer o desfraldamento. Momento este que, muitas vezes, vem a ser “atropelado” ou mal interpretado por pressão da escola, da sociedade, dos pais, da família.

“Infelizmente isto é definido, às vezes, pela creche, definido pela agenda dos pais, que têm que colocar numa creche que só atende criança desfraldada ou mesmo tradição de família, da vovó, da sogra, que ficam cobrando dos país”, explica o pediatra.

Lendo os sinais

Segundo Braz, a criança é quem dá os sinais de que não precisa mais usar a fralda. Por isso, é importante que os pais leiam esses sinais, que se manifestam quando, naqueles horários em que seria comum trocar a fralda, ela está seca.

Muitas vezes, a criança prende o xixi e os pais consideram que ela já está na idade adequada para o desfraldamento. Mas isso pode levar a problemas de saúde para a criança, como infecções urinárias. Muitas pessoas até levam problemas urinários para a vida adulta por causa da pressão que sofreram quando crianças para largar a fralda.

As fraldas descartáveis, segundo o pediatra, têm um inconveniente: a criança não percebe que fez xixi. A retirada da fralda deve ser um momento de paciência para os pais, porque é um processo progressivo.

Repreender nunca

Não se pode dizer a uma criança que é errado fazer xixi. Muitos pais cobram isso da criança, causando ansiedade nelas. Mesmo que a criança faça xixi no sofá, na cama ou no carro, ela não deve ser repreendida, mas ensinada a fazer o xixi na privada. Os pais devem mostrar o local adequado onde a criança deve fazer xixi, mas sem coerção.

Outro caso que Braz destaca é quando chega um novo bebê na família e a criança mais velha começa a ser cobrada para abandonar a fralda. A criança maior já está em um momento de fragilidade com a chegada do irmãozinho e, ainda ser cobrada para parar de fazer xixi, causa-lhe mais estresse.

Já a fralda noturna é uma outra questão. Não existe treinamento para tirar a fralda da noite. Quando a fralda da noite amanhece seca, pode-se começar a tirar a fralda da noite, lembrando sempre que a criança não pode ser cobrada por abandonar a fralda. Braz menciona dados dos EUA, onde 30% das crianças são agredidas por não conseguirem segurar o xixi da noite.

Algumas dicas

A criança, paulatinamente, vai entender o que é xixi e cocô, controlando o seu próprio organismo. Não tem idade certa, cada um tem seu próprio tempo.

Um dos sinais mais evidentes de que a criança já está percebendo a sua vontade de fazer xixi e cocô é ela se esconder para fazer as necessidades. Ela se incomodar com a fralda suja, ela verbalizar xixi e cocô antes de fazê-lo, ela se “interessar” pelo penico ou privada, ou seja, ir ao banheiro quando sente vontade, etc.

A este ponto, principalmente se for verão (porque no frio a criança pode se resfriar se fizer xixi na roupa) e em finais de semana em casa, ou em lugares tranquilos, pode-se tirar a fralda, mostrar o penico ou o banheiro para a criança que devagar vai entendendo a controlar a sua vontade com o tempo de chegar ao banheiro etc. E devagar fará tudo sozinha.

Também dá para levar trocas de roupas se for sair e tiver iniciado o desfraldamento. O importante é mesmo não pressionar a criança e não ficar estressado com isso.

Aos pais, resta ter paciência e respeitar o desenvolvimento de seus filhos.

Confira no site do Dr. Marcelo Braz mais informações sobre o desfraldamento.

Especialmente indicado para você:

CONHEÇA AS FRALDAS ECOLOGICAMENTE CORRETAS

CRIANÇA PRECISA DORMIR DE TARDE?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...