Filhotes de ursos são flagrados brincando ‘como crianças’


Um professor de educação física é apaixonado por fotografia e adora capturar imagens na natureza nas horas vagas. Um belo dia, ele decide passear pela floresta e, de repente, se depara com três filhotes de urso, que brincam de jeito mágico, como se dançassem ciranda.

A cena se passa na Escandinávia, mas não foi extraída de uma história de Hans Christian Andersen. Aconteceu de verdade com o finlandês Valtteri Mulkahainen, da cidade de Sotkamo. Embora, inicialmente, tenha se perguntado se não estava imaginando coisas, ele fez um registro fotográfico do momento.

Segundo contou recentemente, em junho de 2013 ele explorava a taiga finlandesa, na cidade de Martinselkonen, quando viu um urso entrando em uma clareira com alguns filhotes pequenos.

“Os filhotes se comportaram como crianças pequenas”, disse Valtteri ao Bored Panda. “Eles estavam jogando e até começaram algumas lutas amigáveis. Eu senti como se estivesse em um playground na frente da minha casa, onde crianças pequenas brincam. Esse é o tanto que eles me pareceram crianças. A certa altura, os três se levantaram sobre as patas traseiras e começaram a se empurrar. Era como se estivessem dançando em círculo.

Valtteri, que estava em um abrigo a 50 metros da cena, pode fotografar o urso com os filhotes a noite toda.

Embora ele tenha tido o privilégio de testemunhar a ‘ciranda’ dos filhotes, avistar ursos não é uma cena incomum em diversas partes do país, embora eles tendam a se esconder ao mínimo sinal de presença de seres humanos.

Segundo o Instituto Finlandês de Recursos Naturais (Finnish Natural Resources Institute), em 2019, estimava-se que a população de ursos girava em torno de 2100 espécimes antes da temporada de caça daquele ano – um número 5% menor que a estimativa do ano anterior.

Nisso tudo, surpreende o fato de que a caça ainda seja permitida no país. Será que imagens assim podem contribuir para que esse tipo de atividade seja banida?

Esperamos que sim.

Talvez te interesse ler também:

URSO: símbolos, significados culturais e espirituais

Pombo que não voa e chihuahua que não anda viram amigos inseparáveis

Chinesa compra filhote de mastim tibetano e descobre que o cachorro é um urso

Urso-polar exausto de viajar em busca de comida, encontrado em vilarejo na Rússia




Gisele Maia

Jornalista e mestre em Ciência da Religião. Tem 18 anos de experiência em produção de conteúdo multimídia. Coordenou diversos projetos de Educação, Meio Ambiente e Divulgação Científica.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...